quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

As Férias - Vieo

AS MALDADES DOS HOMENS


Há muitos anos atrais, lembro-me que ouvi esta frase: “Olhem as maldades dos homens.” Apesar do progresso, em grande desenvolvimento, a maldade dos homens, vem sendo linha de frente, como um rolo compressor, que vem se atropelando culpados e inocentes.

A agressividade do ser humano supera a de qualquer irracional agressivo que sobre vive neste planeta terra. O homem e dotado de um Dom especial, que chama se inteligência. Quando este dom é usado para o mal, o ser humano torna se o animal mais astuto e perigoso da face da terra.

Nós os seres humanos para viver em paz, em primeiro lugar, temos que viver em constante guerra contra nós mesmo, desde do nosso fisco, intelecto, e emocional. Pois não é fácil deletar em nossa vida todos estes mal que nos rodeia: O “ódio a inveja a vingança.”

Sem o controlo destes tais vírus, homens se transformem em bombas preste a estourar. A ira de um ser humano, é semelhante ao palito de fósforos, por menor que seja a sua chama, maior é o poder de destruição.

O homem se torna um agressor, por coisas fúteis: egoísmo, ganância, e poder. São os incendiários que leva aos homens as guerrilhas, que se inicia da família, e se expande para o mundo inteiro. A raça humana são seres insaciáveis, por isso são dependentes do amor, e do ódio e tornará se escravo do que ele mais se alimenta. O coração e uma pequena casa que jamais poderá morar junto, o amor e o ódio. Quando um entra, o outro sai.

Na verdade o mundo gira em torno do bem e do mal. Somente pela a gratidão, humildade, e temperança, é que resistimos as tentações que constantemente vem ao nosso encontro.

Sabem quem são elas? O ciúme, a cobiça, e a inveja e entre outras mais, porem estas são subjetivo do ponta pé inicial. O mestre Jesus já dizia andai preparado para que não caia em tentação.

Ai está as tentações, mas comum de efeitos perigosos que o homem jamais deveria deixar invadir a sua alma. Alguém disse esta frase, que merece ser bem refletida: “Tenha medo de uma doença que afeta varias pessoas as vaidades exageradas.

Felizes daqueles que não retém nada para si, mas dá a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus... (São Francisco de Assis) Na verdade por incrível que pareça o egoísmo, as vaidades exageradas, são motivos passado para as nossas crianças, por excesso de carinho dos seus pais. “O amor sempre vencerá, o amor tudo pode. Eis a palavra exata: não é a violência que pode tudo. Peçamos ao Senhor a graça de que uma nova onda de amor ao próximo invada este pobre mundo.” (Papa João Paulo I)



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A PRECE DE UM IDOSO

Senhor, eu vos agradeço, pela minha idade por ainda não ser dependente. Não sou melhor do que ninguém, pois não estou isento. Mas até o presente me sinto independente. Por isso eu agradeço, porque vejo com emoção, irmãos e irmãns, a serem conduzidos pelas mãos.

Na verdade também sou candidato, porque esta é a nossa caminhada, como foste um tributo cobrado, em virtude da idade. Pois vemos pessoas mancando e as vezes até de braços enfaixados.

Sendo vitimas dependente da idade. As vezes com as pernas tremulam e as vistas embaçadas. Senhor eu vos agradeço, de ainda não estar neste estado de depender dos outros para certas atividades. Pois resolvo os meus problemas, desço escada e subo escada sem precisar de ajuda para ser acompanhado.

Pois viemos do pó e ao pó tornará. Os defeitos do mundo físico não têm como ninguém escapar. Vai chegando a idade, e o idoso começa curvar, como foste um esporte, é o momento dos gozadores dizer que está fazendo

Continência para a morte. Senhor, mais uma vês eu vos peço, tenha dos idosos piedade, porque agente paga um preço por viver uns anos a mais? Lógico que não é pedir demais, e muito menos querer ser um Matusalém, mas que pelo menos que o menores fostes de 60 e os de maiores de 100. Só assim a velhice chegava aos 180, e a idade de vida atingindo os 200.

O que mais iguinoro é que o idoso vira bode expiatório se um Jovem cai e quebra um braço, todos dizem que a força da vaidade. Se um idoso torce o pé dizem que é a idade. Se um Jovem esquece alguma coisa, dizem que é uma fase que vem passando se um idoso esquece dizem que está caducando. As idéias, que sempre são comentadas que a frente dos ônibus, é lugar dos idosos, lá se abastecem mais de 6 espécies de identidade gente idosa, até menores de idades.

A grande experiência de um Idoso parece não ter valia uma piada de um Jovem muitos para, para ouvir. Na verdade quem escreve esta matéria está com 7 décadas, é só você somar terá a resposta certa. Tudo que é negativo, sempre a mídia está por traz. Os idosos ficam excluídos dos Jovens como foste outra espécie de gente, tachado por terceira idade. Só que muitos Jovens que são bons das vistas porem cegos da mente. Sendo que eles estão no mesmo barco, porque somos dotados por dois destinos: morte e velhice. Exemplo: quem não morre Jovem fica velho. Já pensou nisso meu Irmão?

Tudo isso que escrevi, tem um tom de brincadeira, mas é a pura verdade. Porem deixo alguns pontos reservados, sem querer generalizá-lo. Aqui termino com o meu abraço, desde recém-nascido até aos 100 anos. Senhor Jesus Cristo, perdoe as nossas ignorâncias porque para Deus não existe idade, existe seres humanos.

Josias Vieira Meireles


[green]Música: "Nossa Senhora" - Roberto Carlos.[/green] [red]Outras Músicas em: Ana Gifskut[/red]





FATOS DA VIDA 2


1975 a 2011, 36 Anos, de uma longa caminhada de vida em comunidades, sendo a primeira delas a congregação do VERBO DIVINO. Agradeço aos “Verbitas”, por eles acreditar em mim. Antes, o meu lugar era no banco, como outros demais irmãos. Levantar do banco é uma questão de escolha, desde que surja alguém que os convide, você é espontaneamente livre e não obrigado a aceitar. Levantar do banco significa abraçar o apostolado e levar a Boa Nova e promover a paz. São Francisco de Assis já dizia: “Senhor faça-me instrumento de vossa paz.” Como está no Salmo 26 “o Senhor é minha luz é minha salvação a quem temerei?” Bem aventurados aqueles que ouvem o chamado do Senhor e pega a mão no arado sem olhar para atrás. Confesso, porém, a vocês que em todos esses anos em comunidade, se nos jardins da vida deparei com espinhos, foram às flores me trouxeram felicidades. Felicidades por realizar o plano que sonhei, de lançar a minha pequena rede a fim de pescar para Deus. Tristeza quando deparei com irmão que se diz líder, mas tem um comportamento egoísta. Feliz, mesmo sendo sufocado pela suposta hipocrisia, mas, em prol de uma causa justa. Tristeza, quando alguém demonstra querer ajudar, mas, com a intenção de atrapalhar. Felizes aqueles que a sua consciência não lhe acusa como as palavras de Jesus: “quem não junta para mim, espalha o que é meu.” Tristeza é quando há líderes que faz do seu grupo um império fechando as suas portas, abrindo apenas para os que lhe interessa. Estes não aceitam opiniões diferentes, porém, em vez de conquistá-los, se faz afastar muita gente. Não sou perfeito, mas, sinto-me aliviado de nunca mentir para Deus, com pretexto de ser elogiado, mostrando aos meus superiores, aquilo que eu nunca fui capaz. Tristeza quando vejo a nossa liderança muito acomodada correndo mais para buscar o ter e deixando de lado o ser - Isto quer dizer a espiritualidade. Como está a nossa catequese? Estamos investindo nessa gente? A começar por aquele que prepara para o batismo até aos que preparam os adolescentes para crisma? Eles recebem reforço? Terá alguém para orientá-los? Ou são deixados de lado? Estas são as perguntas que faço, porque o alimento é salutar em todos os sentidos, seja no Espiritual, seja no físico. Ninguém dá o que não tem. Um líder espiritual jamais deve ser um tarefeiro, mas que tenha carisma e muitas luzes e dons de ensinar passo, a passo, a vida de Jesus. Pois ele dizia que era luz, prometeu, ao revelar: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida.” Não podemos preparar a nossa juventude para depois serem transportados, fatos, estes, que vêm acontecendo com a nossa Igreja. Catequizar os Jovens, em pleno século 21, já não é mais como 20 ou 30 anos atrás. Estamos vivendo com conflitos de ideologias, não só das leis, mas como também, das denominações religiosas. Necessitamos de catequeses mais de prevenções, o que quer dizer prevenir para não remediar, pois cada um prega um Deus diferente e o Deus verdadeiro vai ficando em extinção em muitas mentes.
Josias Vieira Meireles

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O QUE APRENDI COM A CEB`S?


Na verdade reconheço, que em grupos serei visto, como uma pessoa diferente. As vezes com isso passo a ser até mal interpretado por pessoas, menos esclarecidas. Primeiro que trabalho com dinâmicas de vidas e criatividades. Segundo, que desde 1975 que venho acompanhando a Igreja, com todas as suas mudanças necessárias. E não uma Igreja estática parada no tempo. Porem devo isso a CEBs. (COMUNIDADE ECLEBESIAS DE BASE, E AS CAMPANHAS DE FRATERNIDADES.) Que todos anos são lançadas. Tudo isso vem dando prosseguimentos de trabalhos maravilhosos na Igreja de Cristo. As comunidades eclesiais de base sonham com uma Igreja mais de Irmão e de menos chefe. Lutamos para uma Igreja porta aberta. Não somente as portas dos templos, mas, as portas dos corações dos seus fiéis. Uma Igreja que vai ao encontro das pessoas por que não é lícito que líder de comunidade venha a excluírem alguém. seu objetivo é dar oportunidade sem distinção. Podem ser pobre ou rico, feio ou bonito sábio ou menos inteligente. Todos eles foram chamados por Cristo, a tomar posse no mundo da Evangelização.

Cada um com os seus dons são convidados a fazer parte do reino de Deus. Jamais alguém deve ser excluído. Muitas vezes há lideres que escolhe simpatia, Cultura e posição social. Mas esquece que em primeiro lugar, mesmo que alguém não tenha estas qualidades, porem ser perseverante honesto e sincero, estará acima de tudo isso. Se você tem estas qualidades, você tenha tudo para serem um cristão exemplar.

O cristão tem que reconhecer que a Igreja não tem Dono, porque ela pertence todos. Há cristão que tem medo que alguém venha ocupar o seu lugar.

Eu porem aconselharia esse tipo de cristão, que volte atrás e

Comece a estudar melhor, a vida de Jesus cristo e dos seus Apóstolos. Como eles se relacionavam com as pessoas. Na verdadeira Igreja é povo, povo que Jesus chamou não para criarem império, mas apenas servidores.

Por que ter medo?

Sendo que um verdadeiro cristão jamais participará em algum grupo para atrapalhar, mas sim ajudar. Fé não é competição, fé é união. União é Comunhão. Igreja é assembléia de irmão que ouve a vós do Senhor. Disse Jesus: “permanecerdes nas minhas palavras, e sereis verdadeiramente os meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8, 31-32)

Josias Meireles

O DESPERTAR DE UMA FÉ




Cheguei a uma conclusão, para que serve títulos de religião? Sendo que muitas vezes em seu interior, há dominantes que exclui aos irmãos. Não me preocupo qual é o titulo que eu mereço o que me importa é que quero investir na obra de DEUS. E ao mesmo tempo descobrir, quem está fazendo uso da sua palavra, quem são meus amigos, ou falsos aventureiros. Confesso que jamais preocupei, em busca de melhores religiões, ou bens materiais. Mas sim de uma riqueza espiritual, que nascem de uma religião interior, e de um coração sedento de amor.

O que eu quero é ter como ponto de partida, o livro chamado BIBLIA. O que eu quero é liberdade de expressão, quero ser livre para aprender e escolher. O que não quero é ser dominado como um pássaro em uma gaiola com sede e vontade de voar.

Descobri que sinto mais feliz sem comprometer com religião “X” Quero ser livre a fazer o que Jesus pediu, Quero me compartilhar com a sabedoria de DEUS, e não as imposições dos homens. Quero estar com as mãos cheia de semente para semear quem sabem, caia em bom terreno.

Quero ser verdadeiro, quero ser sincero, quero ser teu Amigo. Quero bater em sua porta, se você abrir estarei contigo. Não quero saber qual a sua religião, e a sua identidade, só quer saber se podemos dialogar, sem nenhuma rivalidade.

Por que esta pergunta eu tenho para qualquer cristão. Aonde que Jesus pregou divisão? O que ele sempre dizia: “amai, uns aos outros, assim como eu vos amei.” E se irritava com a hipocrisia dos fariseus. O que eu quero é ser irmão, seja Judeu fariseu, ateu ou até samaritano.

Quero lhes abraçar, pois somos filhos de um mesmo pai, descendente de uma raça humana. Quero sonhar, e me abastecer de minhas mensagens, quero escrever tudo aquilo, que não tenho oportunidade, de falar.

Tenho o meu blog, de mensagem catequética, que humildemente considero pequenas sementes mesmo que dê pouca audiência mas, atingem todos continentes. As melhores Evangelizações, não é só de palavras, mas de gesto e ação. É ser grato sem cometer mágoa e ouvir as pessoas. E saber agradecer até pelo um copo d’água.

Dar um bom dia, e ter a gentileza de dizer, por favor, e muito obrigado. O líder é aquele que se espelha pelo seu carisma, ou pela a sua arrogância. Aqui estamos diante de duas árvore que foi comentada por Jesus. Pois entre nós está à árvore boa, e a árvore má. “FELLIZES os mansos, porque receberá a terra como herança. FELIZES os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.” Palavra de JESUS. (MT. 5, 1- 12)

Josias Vieira Meireles

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEJA O SEU VIGILANTE


Ver, sentir, e escutar são grandes virtudes, que atinge a todos os seres viventes. E nos leva a perguntar a nos mesmos: quem sou eu? Para onde vou? Qual o meu objetivo como cristão?

Estas interrogações é que nos leva a ser vigilante de nós mesmos. Sendo que o ser humano é tomado de ódio, inveja, e vingança, por não cuidar de ser vigilantes de se mesmo. Costumamos a olhar, aonde o outro pisa, e sem perceber onde estamos pisando.

Com isso quer dizer que Olhamos a distancia, e esquecemos ao nosso redor. Apontamos um dedo para os outros sem perceber três que estão voltados para nós. O amor e o ódio é herança do ser humano. Ele se tornará escravo daquele que mais alimenta. Por isso temos que vigiar. Assim como há um dizer popular: “enquanto o bem descansa, o mal avança.”

Digamos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo como diz a Bíblia (Coríntios 3; 16), mas também podemos dizer que é uma montanha que pode ser transportada, escalada e vigiada do inicio até o topo. Em nossa mente é aonde que expiram os maiores cuidados, pois somos protegidos pelos olhos, boca, nariz e ouvidos. Bem que Jesus disse: orai e vigiai, para que não caia em tentação.

Lembre-se que somos compostos de corpo e alma e Espírito. Ser vigilante é também não nos esquecer de pedir a proteção do Divino Espírito Santo, e dizermos: Oh Espírito Santo, amor do Pai, e do Filho. Expirai-me sempre, o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizê-lo, como devo calar, o que devo escrever. Lindas frazes que eu me dedico irem mais além, e dizer:

Ó Espírito santo amor do pai, e do Filho inspirai-me o que devo alimentar o que devo beber. Livra-me do pecado da gula. Quando Jesus falava, que o que sai pela a boca, é que contamina ao homem, e não o que entra. Ele falava pela parte espiritual, e não a corporal. Pois precisamos ser bastante vigilantes pelo que entra pela a nossa boca, que possa ser causa de mal estar para o nosso físico e mental.

Males que são derivados do egoísmo, e excesso de vaidades, o que vem se distanciando o homem da solidariedade. Somos subordinados em direitos e dever, mas nem todos o acolhem corretamente. Fala muito em democracia, mas muitas vezes elas fogem dos limites. Democracia é não omitir, democracia é ser verdadeiro, é combater a hipocrisia, nela não há exclusão, é direitos de irem de vir e oposicionar. Democracia são méritos de todos: “Jovens e Ancião, ricos e pobres, empregado e patrão.” “A divulgação do bem, é um estimulo, para quem deseja realizá-lo.” (Frei Anselmo Fracasso)

Josias Meireles

OS GRANDES ÍDOLOS



O mundo das celebridades são pessoas que se tornaram famosos e conquistaram altas posições na sociedade, e poderes aquisitivos. Eles arrastam multidões de fãs que também procuram imitá-los em tudo, que o seu ídolo representa. Desde o básico, até as caricaturas. É uma febre de vaidades que atinge desde crianças até os adultos. JESUS disse: Buscai em primeiro lugar, o reino de DEUS, e a sua justiça, e tudo mais serás acrescentando. (MT. 6 -33) São sabias palavras, da mais perfeita celebridade que já houve neste planeta terra. Como já dizia um grande sábio: Hoje ele é a figura central da humanidade, o guia da Evangelização. Nem todos os parlamentares que já se reuniram, nem todos os exércitos que marcharam, nem toda marinha que navegaram, nem todos os reis que reinaram. Reunidos afetaram tanto a vida quanto este Homem nesta terra. E, no entanto muitos recusam a conhecê-lo muitos correm atrás das celebridades, mas fogem dele. Por quê? Ele é uma celebridade diferente. Sendo ele o primeiro a procurar sua gente. Muitas vezes você apaixona por muitos ídolos que está a sua distância. Ele ao contrário, bate em nossa porta, e fazemos de conta que não ouvimos. No meio de nós ele está e não reconhecemos. Ele disse amai uns aos outros assim como eu vos amei. Isso quer dizer, quem ama a Jesus não exclui ninguém. Por isso é que difícil querer imitar a Jesus, pois ele foi à celebridade que mais aproximou dos pecadores e dos doentes, e deficientes especiais. E deixou bem claro para os arrogantes, alguém que se achavam importantes, fazendo esta comparação dizendo: que os doentes é que precisava de medico e não os sãos. (MT. 9,11-12) Em primeiro Coríntios, (13, 13) o apóstolo Paulo dizia: “quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, sentia como criança hoje eu sou adulto, deixei as coisas de criança.” Se constata, que as preocupações familiares, estão mais voltada, para o seu automóvel, sua residência, e pouco sobra com a educação das crianças, que precocemente são incentivadas a imitar adultos.Com os seus gestos com as suas danças até mesma eróticas. preparando estas pequenas criaturas a dar um salto que eu chamo de mortal de criança, para a vida adulta. Ninguém descobre o quanto não está sendo legal, chegar perto de uma criança e a primeira pergunta se ela tem namorado ou namorada. Quando escrevi um tema o poder das palavras é que ninguém imagina o poder que ela tem, quando ela é maléfica ou benéfica. Para ficar bem claro é que as palavras têm poder de levantar quem está caído e de derrubar quem está de pé. Uma criança é uma criatura que expira muitos cuidados ela se adapta tudo que escuta com maior facilidade. A criança é a orquídea mais sensível dos jardins da vida. Que depende de um bom jardineiro para cuidar.


Josias Meireles

A VIDA


Vivemos em uma época, de um consumismo exagerado. A humanidade está se tornando dependente, principalmente a nossa juventude, que são as maiores vitimas. Está havendo um grande excesso entre comes e bebes. As tentações da corrida do troca troca, o supérfluo está falando mais alto. O que possuía ontem hoje já não serve mais. Salve-se quem puder, as propagandas e a mídia não perde tempo para incentivar. Depois vem ai o comercio com toda espécie de atrativos, com o objetivo de sempre vender mais. A grande sede do ter, está distanciando as pessoas do ser. Graças a Deus por ter de tudo no mercado, “secos e molhado,” mas temos que ter cuidado com tantos incentivos de vendedores que sempre oferecem facilidades. Evite as competições, as disputas da moda a preocupação com o que outro tem. Mas o que você pode ter? Basta olharmos hoje as concorrências em virtude de marcas e qualidades. Veículos, por exemplo! Moças e rapazes, até adolescente cada um quer ter o seu. Quem mais lucra é o comércio, enquanto que é mais sufoco para o consumidor, do que tranqüilidade. Nem tudo que é facilitado agente deve mergulhar de cabeça. Quem sabe aplicar o seu dinheiro em um futuro mais promissor? Por que quem mergulha de qualquer jeito, corre o risco de se afogar. Que pena que ainda vemos pessoas fazendo gozação do passado, das fazendas, das simplicidades do campo, daquela gente sem maldade. Da Mulher caseira, da beira do fogão. Não é que hoje temos tudo nas mãos! Basta usar um dedo e apertar um botão, mas isso não trás felicidade. Ao contrario daquela época, aquele povo simples era feliz porque não vivia atormentado. As mulheres não era dependente da vaidade, ninguém vivia olhando de lado com medo de ser assaltado. Nós é que somos carentes do passado, passado já passou! E nós é que lamentamos as coisas boas que não voltam mais. O trabalho ainda que seja grosseiro, é libertador do Homem. Enquanto a sede de poder escraviza a huanidade.

J.Meireles

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OLHE BEM !


Olhe para trás! Veja os obstáculos que você superou. Veja quanto você já aprendeu nesta vida, e quanto já cresceu. Olhe para frente! Não fique parado, levanta se quando tropeçar e cair. Peça ajuda à família e aos amigos.

Estabeleça metas, tenham planos e prossiga com firmeza. Olhe para dentro! Conheça o seu coração e analise seus projetos; mantenha puros os seus sentimentos. Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja dominem os seus pensamentos e seu coração. Olhe para baixo! Perceba as pequenas coisas, e aprenda valoriza-las. Olhe para cima!

Há um Deus maior do que você, que o ama muito! E tem todas as coisas sobre o seu controlo. Olhe para Deus! Perceba a profundidade, a riqueza e o poder da bondade divina. Sinta este Deus que olha por você em todos os dias da sua vida, em especial nos dias que tudo parece sem sentido e sem ânimo. Sorriem sempre mesmo que seja com menos vontade assim, você não passará uma imagem de desamino e tristeza para quem estiverem ao seu lado.

(J. V. M.) Folhinha, S. C.


OS NOMES DE UMA MÃE

Nossa Senhora, mãe dos Homens. Tu és a Maria de muitos nomes: Maria da piedade, Maria do socorro. Maria de Nazaré, Maria em que seu nome está, em todos continentes. Senhora de um povo carente, Esposa de José. Aonde o povo humilde busca a sua fé.

Maria da consolação, consoladora dos aflitos, mãe das federações, dos estados e município, vós sois o sol poente, mãe dos sábios, e da Igreja gente. Mãe dos camponeses, Mãe dos presidentes.

Maria da piedade, mãe dos indígenas e dos aglomerados. Tu és mãe do presente assim como foi do passado. Vós sois mãe do amparo, que sempre aparece vestida, com suas vestes coloridas, para cada santuário.

Mãe de Guadalupe, mãe da assunção, mãe do rosário, Padroeira da Guatemala, com seu filho nos braços, e o terço e a rosa de ouro nas mãos. Mãe do senhor do bom fim, Mãe dos presidiários. Ó Maria cheia de graça e luz, ensina-nos o caminho, que nos leva até Jesus..

Mãe de todas as classes, nomes que se arrasta, em prol de sua gente. Mãe de todos os brilhos, que é tratada pelos seus filhos de maneiras diferentes. Mãe dos jovens, dos idosos, Mãe dos doentes, mãe formosa sigam em nossa frente.

Mãe Aparecida, Mãe de um grande amor. Mãe que no rio Paraíba, sua imagem foi pescada, e acolhida, por humildes pescadores. Mãe querida do povo brasileiro. Padroeira do Brasil, o seu amor não tem fronteira.

Maria, de muitos nomes, origem dos lugares, e de uma nação sofrida que sempre está a implorar. Todos os seus títulos venham a divulgar as belezas do firmamento, com o brilho das estrelas, e a imensidão do mar.

É como a nuvem que passa, e o sol torna a brilhar. Não há um poder igual, que é capaz de superar, o amor desta mãe aos filhos seus. Tudo isso vem somar em uma só Maria, Mãe do filho do Deus.


J.Meireles

A CRIAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES


Deus criou o universo, e daí surgiram as maiores transformações que nunca houve igual, e nem haverá. Fez brotar a terra um verdadeiro paraíso terrestre. Com a mais perfeita serenidade depois de todos os vegetativos, Deus resolveu criar um líder, a sua imagem semelhante. Criou o primeiro Homem Adão, e a primeira mulher, Eva. Tudo parecia lindo, mas, a egoística sede de poder, não deixou frutificar. Mesmo que alguém não erre, mas não livra de ser enganado. Nem Deus escapou, pois o homem não respeitou o que Deus tinha ordenado.

O pecado entrou no mundo, foi a maior revolução todas as estruturas foram abaladas. Surgiu o mundo da inveja, do ódio e do desequilibre mental. Vieram as lutas e confrontos radicais! Irmão contra irmão, nação contra nação, reino contra reino. Enquanto uns levanta a bandeira da paz, outros as do ódio. Lutas pela a sobrevivência, a natureza foi demolida, a terra foi removida para dar ao Homem o pão de cada dia.

As águas transformaram em rios, cada um em seu percurso em direção ao mar. As sementes lançada a terra pelos os homens nascem depois que apodrecem depois os frutos aparecem para saciar a fome. As grandes árvores que são transformadas em madeiras e em todas espécie de móveis pelas as mãos dos marceneiros. Até o caixão que é a mala do corpo para ser devolvida a terra. Como está escrito que viemos do pó e ao pó tornará. Depois de tamanha confusão, Deus sentiu obrigado enviar ao mundo seu filho Para que fosse respeitado.

Jesus veio com a missão de fazer grandes transformações. Transformou água em vinho, e multiplicou pães. Fez surdo ouvir, cego enxergar, leprosos ficar limpo, e paralitico andar. Aos pobres estendeu as mãos, ressuscitaram mortos. Mesmo assim foi causa de ira, para os negligentes porque ele falava contra as sujeiras e as hipocrisias, daquela gente. Ainda sendo ameaçado ele levou em frente. Converteu muitos indecisos, combateu as ironias, enfrentou os inimigos até o seu momento chegado. Depois de ser crucificado ressuscitou ao terceiro dia, assim como havia prometido.

Hoje todos aqueles que pregam seu nome com sinceridade, à de sentir o peso da bagagem, por que por muitos Judas ele vai ser beijado. São lideranças que não tenha capacidade, eles afastam muita gente em suas comunidades. Não são verdadeiros, exclui as pessoas, não cumpre o que promete, e não vive o que prega. Vira um ditador, não tem emoção só dá atenção para aqueles que come em suas mãos. Só o amor a Deus, liberta o coração desta gente, por que o egoísmo escraviza sempre...Ser seguidor de JESUS, a pesar de carregar uma cruz, é ser feliz. Porque ela é a ponte que nos leva ao paraíso...

( J. Meireles )

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“O DESTINO DA HUMANIDADE”


Quem somos nós?, o que estamos fazendo aqui? São perguntas que às vezes fazemos a nós mesmo. Pois, se sairmos por ai perguntando haverá tantas idéias que corremos o risco até de ficar com a mente perturbada. Na verdade, a humanidade é semelhante semente lançada na terra, vai uma safra, logo vem outra. Raciocine comigo! Nossos pais, Tios amigos, e parentes, onde estão eles? Isso quando você olha para o passado, ver que estas pessoas já não existe mais. A morte é um grande mistério, ela interrompe qualquer que seja o desenvolvimento. Se você morre Criança, serás criança para sempre. E assim sucessivamente. É o destino da humanidade, uns vão partindo e outros vindos. Em contra partida não somos nada. Somos apenas folha seca que pelo o vento é carregada. Um dizer de mineiros, que o homem só é grande quando está de joelho. E o pior é que muitos ainda não reconhecem os seus limites de fragilidades, perante a morte. E ainda acha que pode tudo passa por cima das leis sendo o rei da cocada. Desculpa a expressão, mais é verdade cada um nós e um ser, quando chega a hora, nada poderás fazer. O homem sensato, é aquele que agradece ao criador, em todas as manhãs de todos os dias. Sabendo que nestes pequenos espaços ele viveu, e não vegetou. Tendo a consciência limpa, na alegria e na dor. E ainda no aniversário agradecer a Deus a cada ano, que foi conquistado. Por que nesta vida, a semente que você semeou a mesma será colhida. Interpretação de uma dupla sertaneja.Você amou, ou você abusou? Você matou, ou ajudou alguém viver? Enquanto estava neste planeta terra você plantou flores ou espinhos? Você promoveu paz, ou guerra? Aqui temos apenas uma única esperança de um Homem Deus que teve em nosso meio. Quando ele dizia o meu reino não é deste mundo. Não é este reino contaminado. A nossa esperança está na certeza, pois ele disse que somos seus herdeiros. E para seu reino todos nós somos convidados. E que na casa de seu Pai haveria muitas moradas. O pior que muitos por causa do orgulho e as vaidades esqueceram que eles tinha prazo de validade. Tirava o pouco dos que já não tinha quase nada. Fazendo deles escravos, acumulando as suas riquezas, e aumentando as fileiras dos necessitados. Jesus falava do rico avarento, Ainda há este tipo de infeliz. Em tudo que acumulou, nem sequer aproveitou, 10 % Jesus falava do seu reino, um reino que não era deste mundo. E para fazermos parte deste reino tínhamos de sermos despojados só assim seriamos herdeiros do reino que ele avia preparado. Em fim creio que está havendo algo errado, onde está a sinceridade? A corrupção e o ódio, falando mais alto. Em nome de Jesus tantos pregadores, cada um dando o seu recado. Mesmo assim é de assustar o crescimento entre traidores e a criminalidade.

(J. Meireles)

A NOSSA CATEQUESE


Atenção! Lideres e Catequistas. Permita-me expor as minhas sugestões. A catequese de hoje não pode ser mais com os mesmos parâmetros da catequese de 20 ou 30 anos atrás.

Eu diria que hoje necessitamos de uma catequese mais de Preventiva. Prevenção vem do verbo prevenir. Pois estamos vivendo em um mundo que disfarçadamente as nossas crianças e jovens estão sendo ameaçados, em uma sociedade de consumismo.

Alem disso sem ética e sem equilíbrio. È uma corrida exagerada de consumismo e competições provocantes. “E salve-se quem puder”. O prazer e o dinheiro é que fala mais alto, mesmo tendo de retorno um saldo desagradável. Hoje em dia o catequista tem que fazer o papel de um treinador de atletas e preparador físico aos nossos catequizando.

Para que eles tenham uma fé viva e sejam bem fortes bem preparados para não serem facilmente teleguiados, inseguros, mas, mantenham firme e compreenda a sua Igreja nos momentos altos e baixos. Buscando em primeiro lugar, o Evangelho de Jesus, e não a fraqueza dos homens.

Revestindo os jovens, com a couraça da fé, e construindo as vossas moradas na rocha, e não na areia, pois quando as tempestades da vida vier hão de encontrar, um porto seguro. Procurar passar lhes não só fantasias e belezas. Mas, apontar-lhes o outro lado da vida que onde poderão se deparar com flores e espinhos, sorrisos e lagrimas.

O próprio Jesus nos pediu para que andássemos preparados porque não saberemos o momento que o traidor, o inimigo, o falso profeta baterá em nossa porta. Como já dizem no cântico: “se as águas dos mares da vida querer ti sufocar, segura na mão de Deus e vai.”

”Na verdade não me apresento aqui como nenhum especialista em conhecimento. Por que perfeito só é Deus, mas ele me deu o dom de sentir algo que possa impedir qualquer desenvolvimento. Seja cientifico, ou religioso.

Para você que é líder os primeiros passos para uma boa formação: “seja grato, compreensivo, e acolhedor. Porque a falta de gratidão, é o grande fator que se deriva a exclusão, a descriminação.”

Estes são os piores vírus que impede quaisquer atividades de crescer. Você meu líder, meu irmão, coloca a suas mãos no arado! Assim como disse Jesus, e não olha de lado, aonde você vá, e por onde você passar, deixa a sua marca registrada para os que vierem depois sentirem em você a presença de um DEUS, CRIADOR AMEM!!!

O MUNDO DAS DIFERENCIAS


Eu sou eu, você é você. Não tem como não aceitar pois as diferenças em tudo há. Com as diferenças é que podemos caminhar porem os mesmos passos que dou alguém não poderá dar. Mas podemos dar as mãos e caminhar em uma só direção. È assim que o mundo gira, em torno de um progresso, que venha somar, dons diferentes que cada um tem. Mesmo a natureza e formada de varias paisagens, das mais perfeitas cores, lindos arcos Iris, imensa variedade de pássaros, que se forma o mais belo teatro nos céus, de todos os continentes. Digamos que a minha diferença fazem parte da sua continuidade. O que não une não se chama diferencia, mas, sim adversidade. Deus criou o mundo, já com todas diferencia para manter o progresso. Para isso criou macho e fêmea, é um mundo globalizado, é gente indo, e gente voltando, pequenos e grandes povoados. Deus criou Homem e Mulher para a continuação da humanidade. Pois quando fala em igualdade, não quer dizer, o mesmo sexos a mesma altura, a mesma cor, ou a mesma idade. Mas que podemos andar no mesmo barco, na mesma direção, beber da mesma água, comer do mesmo pão. A beleza dos jardins e o colorido são varias espécie de flores que se une todas em seus lugares. Assim também são jardins de nossas vidas, as flores tem que crescer unidas. Lembre-se as cordas de um instrumento, as letras do alfabeto, nenhuma delas são iguais, mas é que fazem executar as mais bela sinfonias, e a evolução de todas as ciências mundiais. Diferença é um arquiteto, onde todas as peças são vitais. As indiferenças é que separa, nada constrói, só atrapalha. Ser diferente, às vezes assusta pessoas menos experientes ao imaginar que todos hão de comungar com os seus mesmo sentimentos. Por isso é que fica difícil para alguém comunicativo e criativo, se adaptar em grupos fechados por um líder ditador que controla os seus subordinados. Será o tipo que não aceita idéias particulares, e um prisioneiro, que não percebe o quanto está errado. Prisioneiro de se mesmo, e envolvente de todos os seus aliados. O que mais preocupa é que há tipos de líder religiosos com esta rivalidade. São grupos estáticos que fica isolado. São como plantas que não recebe recebem uma temperatura adequada. É um ambiente sem calor tudo fica sombreado. Poderia dizer que ser diferente não é uma coisa que se inventa. Basta ser honesto, sincero para tornar diferente em uma falsa sociedade. Quem sabe ao ponto de um diferente rejeitado, por não ser um teleguiado. Na verdade o meu objetivo foi explicar o significado das diferencias. A começar com a família, em nome e idade, e a outras coisas mais, todos sãos diferentes. Em fim, o mais importante é que Deus esteja presente.

(Josias V. Meireles )

O PODER DAS PALAVRAS


As palavras têm grande poder: “poder para levantar quem estar caído. Poder para derrubar quem está de pé.” Uma vez Jesus disse: “Pelos os frutos conhecereis a árvore.” Assim como as palavras, estão envolvidos nestes frutos que Jesus falava. Uma pessoa do bem pronuncia palavras que só ajuda e conforta. Uma pessoa do mal pronúncia palavras destruidoras. Como dizem no cântico: “palavras não foi feita para dividir ninguém, palavras é uma ponte aonde o amor vai e vem.” As palavras más, além de ser destruidoras são causadoras de vitimas. Um bom aconselhador tem palavras de vida. Infelizmente para confundir as cabeças dos menos experientes, há um dizer popular que erradamente vem se desenvolvendo: “se conselho fosse bom não seria dado, mas sim vendido.” Creio que se existissem conselho que vende, com certeza seria o mau. Por que nem tudo que é vendido é bom. Existem coisas horríveis de valore imenso. Este dizer de conselho vendido, não passa de uma piada, em que muitos acreditam. Deus já nos deixou de graça a natureza, céus e terra! Com todas as belezas. A água que bebemos que é fonte de vida. O ar que respiramos em fim basta saber que de graça Deus deu ao Homem dons, sabedoria e criatividade capaz de transformar as maiores invenções. O homem jamais criaria nada, se a natureza de graça não lhe ofereceste. Assim como o oleiro que toma posse do barro para criar a sua obra de artesanato. Aqui em nosso planeta houve um Homem de causar admiração. Pai da natureza e de todas as belezas criada por Deus, ele se tratava de pai, mãe e irmão. Era um amante que deletava, em tudo em sua vida que fosse maldade. O seu nome é FRANCISCO DE ASSIS. Ele foi um profeta que muitas vezes não foi ouvido, ele deu sinal de alerta, quando ele chamava mãe terra e irmão sol. Na verdade quando não respeitamos uma mãe ofendemos a criação. Quando São Francisco tratava a natureza como seu parente mais próximo, ele envolvia chuva, sol, água, e terra como Mãe. Esta convicção dele imagino que era uma das mais perfeita. Sendo que a terra é o alicerce é à base de todas as sustentações que mantém tudo que é vida e progresso sobre este planeta. Quando São Francisco chama a terra de Mãe, ele quis dizer para nós que ninguém é dono dela, pois como filhos, somos herdeiros, alem do zelo que esta Mãe merece, são criminosos aqueles que além de destruir, se acha dono. Deixando muitos dos seus filhos deserdado. Aqui me resume o poder das palavras. Quando elas são, importantes sua marca nunca se acaba. Temos como exemplo as palavras de CRISTO, e as do servo FRANCISCO DE ASSIS. Para jamais sermos esquecidos nós somos privilegiados, de ter seu nome, a um grande RIO que nascem aqui em nosso estado (MG) e percorrendo outros mais. Sendo a maior riqueza, e lembrança de um Homem que pela a natureza, era um apaixonado. (FALO DE FRANCISCO DE ASSIS) Ass. Josias Meireles

sexta-feira, 29 de julho de 2011

SOU DO TEMPO!


Sou do tempo do sabonete lifiboy, e do regulador gesteiro, Sou do tempo das rodas de amigos, e que não havia perigo, andar com dinheiro.


Sou do tempo do “Melhoral,” e da torradeira de torrar café. Sou do tempo do purgante de lerroi, e do medicamento saúde da Mulher.


Sou do tempo que se namoravam, pois o namorar de hoje merecem outro nome. Sou do tempo que a maior intimidade, entre moça e rapas era um aperto de mão.


Sou do tempo que o maço de cigarro, era charme para as moças e os rapazes. Sou do tempo das marcas preferidas, era Holanda azul e liberti ovais.


Sou do tempo do butim, e das botas rangedeiras. Sou do tempo da jovem guarda, das camisas bossa novas, mangas largas de quatro algibeiras.


Sou do tempo que o chapéu para os homens era complemento de luxo. E as marcas preferidas, era ramenzone três x ramenzone lapim, e gaúcho


Sou do tempo do sapato roló, e das sandálias franciscanas. Sou do tempo de montar a cavalo em pelo, e entrar num canavial, era entrar em cana.


Sou do tempo que no futebol as torcidas não brigavam, Sou do tempo que os jogadores, era de calção curto,ganhava pouco e não reclamava.


Sou do tempo da brilhantina, e dos cabelos ondulados, sou do tempo da vaselina, e os homens de fala fina ninguém suspeitava.


Sou do tempo do embornal, e das capangas de couro. Sou do tempo do gibão, que era as vestes dos pinhões e das varas de ferrões, que era para esperar touro.


Sou do tempo que não havia competição de renda, os tecidos que vestia, se chamava fazenda. Era linho, tropical, casimira, panamá e tussor. Pobre não se vestia, pois era vestes dos senhores...


Sou do tempo, que os namorados não ficava sozinhos. Tinha um vigilante na cola, sempre era um irmão, ou uma senhora, até mesmo vizinho. Sou do tempo que agente pedia a namorada era apenas a mão em casamento e apenas em família, onde os pais estava presente.

DIA DOS PAIS



Eu quero ter um coração de criança, para amar meu pai. São palavras de origem, de um cântico da Igreja Católica. Talvez seja, porque coração de criança não tem maldade. Assim como os Pais poderiam dizer, eu quero ter um coração sem maldade, para amar meus filhos.

Os Pais, além de ser o amigo mais próximo dos seus filhos, são grandes

Conselheiros. Até ao ponto em que há filho que se aborrecem, tachando os Pais de chatos. Porém, nem todos filhos reconhecem que as impertinências dos pais é para o seu próprio bem. Pois eles se compartilham com os seus sucessos, enquanto as suas derrotas eles se entristecem.

A figura de um bom Pai não é aquele que faz todas as vontades do seu filho, mas, aquele que faz ao filho reconhecer, os seus direitos e deveres. Alem disse deve houver perdão entre pai e Filho assim como o Pai do filho pródigo da parábola de Jesus. (LC. 15, 11- 24)

Apesar de que Jesus ali falava do Pai que era Deus. Um pai que acolhe o filho arrependido mas, como exemplo para os pais da terra. Por isso ele usava parábola. Para demonstrar que o perdão é o mais sublime gesto de reconciliação. O perdão apaga o ódio, são portas que se abrem que antes estava fechada. São barreiras que se dispersam dando espaços a liberdade de viver.

Pai que semeia boa semente em sua família há de colher bons frutos. Mesmo que seu filho erre, ele não perde a esperança que aquele filho um dia há de sentir saudade da casa paterna. Nem tanto por causa de bens financeiros, mas pelo o amor que foi deixado para trás.

Vimos que Jesus, sempre falava no pai, Pai quer dizer aquele que ama que protege e conforta. Porém, para os filhos desobedientes, o Pai é um peso, o mesmo pode acontecer com nós, se deixarmos ser seduzido por tudo que o mundo oferece de pecado. A luz de Deus em nós vai se apagando, e as trevas se apoderando.

Quando Jesus disse: Eu e o Pai Somos um! Eu porem vos digo que Marido e Mulher seja um, com a educação de seus filhos. Pois, sendo ao contrario será como uma casa que nunca conseguirá se erguer, pois quando um coloca um tijolo o outro vem e retira.

Porque a felicidade muitas vezes, deixa de estar naquilo que é doce, que é possível ser até amargo. Jamais se confundir, prazer com felicidade. Felicidade, a felicidade é pura, tem um caminho a ser seguido. prazer pode ser momentâneo e deixar marcas para o resto da vida. Em fim senhores Pais, vai aqui o meu recado de Pai, não se educa filho com presentes, mas o presente do seu amor e dos bons exemplos.

(Agosto de 2011- (Josias. Meireles)

OS MILAGRES DE JESUS

Por que quando falam em milagres, se arrastam multidões? Milagre não é como a
chuva que cai, milagre pode acontecer! Acontece que a palavra milagre pode ser usada por pregadores para manipular as pessoas carentes e menos informados. Jesus quis viver entre nós, mas o seu principal milagre era a conversão da humanidade. Não veio condenar o pecador, mas para libertá-lo do pecado. Em sua vida publica, operou alguns milagres, apenas para testemunhar que Ele era o Filho de Deus. Pregava a boa nova, percorria terra e mares, e dizia a todos: “convertei que o reino de Deus esta próximo. Desde o tempo de Jesus, multidões o seguiam em busca de milagres. Porem mais do que milagre era o que Jesus ensinava. Por que milagre tem o seu prazo de validade. Aquele que foi curado, como também ressuscitado, tornará a falecer. O próprio Jesus que tinha todo poder sobre os milagres passou por esta provação Sendo crucificado. Bem que ele disse a samaritana à beira do poço. Bebereis da água que eu te darei, e não terás mais cede. Mais do que um milagre foi na ultima ceia, repartindo o pão e o vinho com os seus discípulos e dizendo isso é meu corpo tomai e comei isso é meu sangue tomai e bebei, fazei isso para celebrar a minha memória. (MT. 26 26-29) Quando Jesus disse a Zaqueu desce da árvore, hoje vou estar em sua casa. Para aquele Homem, isso foi um verdadeiro milagre. Mais do que milagre foi quando Jesus perdoou a Pedro, e ainda pediu a ele para deixarem as redes para ser pescadores de Homens, e ele deixou tudo para segui-lo. Mais do que milagres, foi quando Jesus perdoou aquela Mulher pecadora, livrando ela dos seus acusadores, e pediu que não pecasse mais e ela obedeceu. Mais do que milagre foi quando Jesus Perdoou o bom ladrão, não livrando ele da morte, mas dizendo-lhe algo muito mais importante: “Hoje mesmo, estará comigo no paraíso.” (Lc 23:39) Jesus além, de fazer milagres, de Cego enxergar, paralitico andar, leprosos ficar limpo. Ele faz outros milagres até maiores, multidões de paralíticos espiritualmente, lhe seguindo. Outro grande milagre aconteceu no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu, sobre todos os Apóstolos. E Jesus como mensageiro, estendendo a sua mão transmitindo a paz e a libertação, para aqueles corações prisioneiros. Lembrando que a Igreja procura testemunho de mais um milagre, para que o Papa João Paulo II e a Irmã Dulce da Bahia ser canonizados. Eu imagino que Irmã Dulce já deixou, um dos maiores milagres sua obra Beneficente um Sonho de continuidade. Ó DEUS DE BONDADE, que tem o poder de realizar, Grandes maravilhas, estenda as vossas mãos, para esta humanidade, que precisa de oração, e de um grande milagre, que se chama CONVERÇÃO. AMEM

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ORAÇÃO DA HUMILDADE


Senhor, DÁ-ME um pouco da tua água, para que não terei mais sede... DÁ-ME da tua riqueza para que eu fique rico de pureza...

Senhor DÁ-ME da tua sabedoria para que eu fique sábio. DÁ-ME da tua humildade, para que eu fique humilde...

Senhor DÁ-ME da tua solidariedade para que eu fico solidário, preencha o meu vazio, segura em minhas mãos. DÁ-ME o amor que ainda falta em meu coração...

ME ACEITE como irmão, filho ou seu operário, Para que eu leve em minha bagagem tudo de bom que vos tem ensinado. Caminho, verdade, e vida para as pessoas sofridas...

Que eu proclame o teu Evangelho, até de cima dos telhados para que a tua missão ao mundo seja anunciado. Para que dobre os joelhos, para ouvir os teus conselho, para quem vive distanciado...

Abençoe Senhor aqueles que choram, por que hão de ser consolados. Iluminai os indecisos para que sejam libertados...

Conservai os que têm sede e fome do ensinar, que também seja ensinado...

Aos tristes alegrai-vos, que encontre um ombro amigo para animar... Que a vossa semente seja lançada nos corações férteis e não a beira da

Estrada...

Senhor olhe os nossos irmãos que vivem ao léu,à

margem da sociedade, que a vossa vontade seja feita assim na terra como no céu Amem... (J,Meireles)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DIA DAS MÃES

Mãe quanto é lindo o seu dia. Mais lindo é o nome de Mãe em um coração que se irradia, tomado de emoção na mais perfeita Sintonia.

Mãe, confesso que houve engano, em dedicar-lhe apenas um dia por ano. Mãe você é mulher predestinada, você é mãe de todos dias, e de todas jornadas.

Mãe, não é só para um dia. Você é calor, e cobertor para as noites frias Você é sol que brilha, você é a relva, o sereno, e a brisa, ao despontar do dia.

Mãe que sorri, mãe que chora, mãe que tem amor e paixão, mãe que mesmo seu filho indo embora, é no seu coração que ele mora.

Mãe é a mola mestra, sombra de uma floresta esteio de uma família. Mãe também será quem tem amor prá dar, que acolhem, educa e cria.

Ser mãe de verdade é ser uma verdadeira mãe, ser mãe de verdade é ser diferente, é uma vós que implora, Ser mãe de verdade é estar nas horas certas, e não em certas horas.

Ser mãe é ser vigilante, é ter amor constante, e ser livre para amar. Ser mãe é nem perceber, os fios de cabelos brancos, e seus filhos crescerem.

Ser mãe de verdade, é ter cuidado com todas nascentes, que em sua vida possa brotar. Ser mãe de verdade é passar pelas tristezas nadar contra as correntezas e não afogar..

Ser mãe, é ter coração puro, é atravessar o escuro para alcançar a luz. Ser mãe, é ter a sua filosofia, de imitação de Maria Mãe de Jesus. MÃE É SEMPRE ASSIM!!



Maio de 2011-WWW. Meireles mensagens. blogspot.com

(Josias V. Meireles)

IGREJA É POVO


Por que tanta migração da igreja católica, para outras denominações religiosas? Onde estamos errando? Que pecado estamos cometendo? Caros irmãos! A igreja católica Apostólica, Romana, Igreja fundada em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, e de seus apóstolos. Ela nunca errou, e nem errará. Nós é que erramos. Ela é a pedra fundamental, fonte de água viva para a humanidade. Em que está sobre o domínio de um povo santo e pecador. Porem o seu crescimento, ou seja, o seu atraso depende de quem o administra. Jesus disse: “quem não ajunta para mim, espalha o que é meu.” É o que está acontecendo nas Igrejas, em nome do mesmo Cristo, uns estão acolhendo, outros atrapalhando com gestos, e exemplos que se decepciona. Porem não quero com isso generalizar, mas vejo uma igreja católica acomodada sem vontade de ensinar, E ainda há líder sente incomodado com a aproximação de alguém que queira ajudar. Há varias comunidades, festeiras, folcloristas mas, em matéria de catequese que é mais importante, fica a desejar. Ninguém jamais dar o que não tem, pois com isso se multiplicam um povo, sem o menor conhecimento da sua própria igreja, causando com isso uma grande insegurança de fieis que facilmente vão debandando para outras igrejas por não terem sido bem divulgado a sua própria fé. Em 1964 a igreja católica deu o seu primeiro grito de alerta, lançando a campanha da fraternidade. Cujo o lema: “Lembre-se você também é Igreja.” Com o tema, igreja em renovação. Valeu este Dom cujo a expiração do saudoso papa João XXIII. Foi ai que vieram a tona as palavras de Jesus: “ pregai o evangelho a todas criaturas, Ensinai e batizai em nome do pai, filho, e do Espírito Santo.” (MT.28, 16-20) Aqui Jesus deixa bem claro que pregar o Evangelho não é privilegio só de alguns mas de todos cristãos batizados. E ao mesmo tempo estar atento com estas palavras, ensinai. E graças a iniciativa da campanha da fraternidade, que troce surpresa para a Igreja, em virtude de grandes talentos que vivia no anonimato. Mesmo assim estamos pagando um preço muito alto, pois já estamos em números de 47 Campanhas, que é um grito de alerta para todas comunidades. Temas que nos está chamando atenção, não só a sociedade mas, de um modo especial as comunidades, que não estão percebendo a sriquezas deste apostolado, que a campanha da fraternidade vem divulgando todos anos. É a vós de Deus, tocando nos corações da humanidade. São lições para ser vivida, e divulgada. Porem não é correspondida por isso Eu gostaria de deixar o meu apelo as nossas arquidioceses aos nossos Bispos, Arcebispos, e seus auxiliares para revê-los um mal que muito afeta as paróquias, ou seja as comunidades. É as inguinorancias religiosas. Pois em virtudes destas praticas, impede a inteligência religiosas, que possa trazer, a criatividade e o crescimento...

(Josias V. Meireles - Blog.) WWW. Meireles mensagens. Blog spot. com