sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEJA O SEU VIGILANTE


Ver, sentir, e escutar são grandes virtudes, que atinge a todos os seres viventes. E nos leva a perguntar a nos mesmos: quem sou eu? Para onde vou? Qual o meu objetivo como cristão?

Estas interrogações é que nos leva a ser vigilante de nós mesmos. Sendo que o ser humano é tomado de ódio, inveja, e vingança, por não cuidar de ser vigilantes de se mesmo. Costumamos a olhar, aonde o outro pisa, e sem perceber onde estamos pisando.

Com isso quer dizer que Olhamos a distancia, e esquecemos ao nosso redor. Apontamos um dedo para os outros sem perceber três que estão voltados para nós. O amor e o ódio é herança do ser humano. Ele se tornará escravo daquele que mais alimenta. Por isso temos que vigiar. Assim como há um dizer popular: “enquanto o bem descansa, o mal avança.”

Digamos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo como diz a Bíblia (Coríntios 3; 16), mas também podemos dizer que é uma montanha que pode ser transportada, escalada e vigiada do inicio até o topo. Em nossa mente é aonde que expiram os maiores cuidados, pois somos protegidos pelos olhos, boca, nariz e ouvidos. Bem que Jesus disse: orai e vigiai, para que não caia em tentação.

Lembre-se que somos compostos de corpo e alma e Espírito. Ser vigilante é também não nos esquecer de pedir a proteção do Divino Espírito Santo, e dizermos: Oh Espírito Santo, amor do Pai, e do Filho. Expirai-me sempre, o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizê-lo, como devo calar, o que devo escrever. Lindas frazes que eu me dedico irem mais além, e dizer:

Ó Espírito santo amor do pai, e do Filho inspirai-me o que devo alimentar o que devo beber. Livra-me do pecado da gula. Quando Jesus falava, que o que sai pela a boca, é que contamina ao homem, e não o que entra. Ele falava pela parte espiritual, e não a corporal. Pois precisamos ser bastante vigilantes pelo que entra pela a nossa boca, que possa ser causa de mal estar para o nosso físico e mental.

Males que são derivados do egoísmo, e excesso de vaidades, o que vem se distanciando o homem da solidariedade. Somos subordinados em direitos e dever, mas nem todos o acolhem corretamente. Fala muito em democracia, mas muitas vezes elas fogem dos limites. Democracia é não omitir, democracia é ser verdadeiro, é combater a hipocrisia, nela não há exclusão, é direitos de irem de vir e oposicionar. Democracia são méritos de todos: “Jovens e Ancião, ricos e pobres, empregado e patrão.” “A divulgação do bem, é um estimulo, para quem deseja realizá-lo.” (Frei Anselmo Fracasso)

Josias Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário