sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PARABENS PELOS 80 ANOS DA FOLHINHA DO SAGRADO CORAÇÃO.


É um despertar de todos os dias, em cada pagina uma lição, de conforto e alegria. É uma oração para cada dia é um verdadeiro caminho que nos leva para um fim, de paz e união.

A folhinha Sagrado Coração é uma semente que foi lançada, em que seus frutos são colhidos em todos os anos que passa. Pelo bem que ela faz os seus ensinamentos merece ser bem divulgados.
80 Anos são provas da existência de que a sua divulgação tenham a pureza, do espiritual a natureza. Foi uma planta que teve história como as flores dos Ipês que de ano em ano venham mostrar a sua beleza.
A folhinha Sagrado Coração de Jesus proporciona um grande acolhimento pela a sua divulgação entre orações e ensinamentos. Vem desde século XX orientando a nossa gente a desenterrar os seus talentos.
A folhinha sagrado coração é uma folhinha do lar, que traz paz e união a quem sabe apreciar. Ao amanhecer de todos os dias ela oferece a nossa gente paz e harmonia, no ambiente familiar.
Caríssimos Irmãos, quando ouso expressar sobre a Folhinha sagrado Coração, não são porque ouvi falar, mas porque acompanho há mais de 30 Anos. Confesso que é também um gesto de Evangelizar por que o que é bom temos que divulgar.
Eis aqui a folhinha Sagrado Coração, semente que foi laçada em terra boa, cresceu e se multiplicou. Sua colheita é para todos os anos, as Suas mensagem é que sustentam os oitenta anos a sua coroa.
1940 -- 2019 (Ass. Josias Meireles)

TENHA PIEDADE DA SERRA


Como mineiro reconheço como uma das maiores santidades, se existisse mais amor teríamos um mundo iluminado, em que humanidade vivesse, o mistério da “Fé, Esperança e Caridade.”
Quando falo em caridade, falo da Serra da Piedade, ao levantar os olhos sentimos no ar do infinito uma natureza que contempla tudo que é bonito, onde se encontra à imagem da Mãe de Jesus Cristo.
Nossa Senhora da Piedade é a Mãe das dores, carregando em seu colo o nosso Divino Salvador. O seu gesto é um legado do sofrer com o filho morto pela remissão dos nossos pecados.
Ao pé da Serra sentimos o mistério da Fé, somos apenas um grão de areia quando ali estamos de pé, a montanha vira um mosteiro, o seu topo é um seleiro, aonde reina a fé de todos mineiros.
Nossa Senhora da Piedade passa para todas as Mães, o amor e a simplicidade. Como Mãe ela também passou com seu Filho a grande dor de uma triste saudade.
A Padroeira de Minas se encontra nas alturas, com seu olhar de paz e de ternura. Olhando para o nosso Estado, com seu gesto e benfazeja abençoando a natureza da nossa Minas Gerais.
Eu não canso de falar sobre o mistério da fé, por ser uma frase tão bonita em que faz parte em todas Santas Missas. O mistério da fé é uma frase, que está ligada a coragem e harmonia, vejo que ao descobrir aquele elevado monte da serra da Piedade, e lá construir Igreja e moradia, é o que eu fico imaginando , é a mão de Deus que ali estava guiando. Amem! (J. Meireles)

HISTÓRIA MARIANA


Nomes que se multiplicam em que muitos perguntam, porque Maria a Mãe de Jesus, ganha tantos títulos? Digamos que é por ela ser uma Mãe cheia de graças e seus filhos estão em toda parte. Cada um apega a ela conforme as suas necessidades de diferentes maneiras. 
Ela é Mãe do filho de Deus, Jesus representa como nosso Irmão, por isso ela representa como Mãe de todas as gerações. Em virtude dos seres humanos não serem iguais e de clima geográfico diferente, Maria é a Senhora, que é tratada, conforme a região e as necessidades e até mesmo os sofrimentos dos povos. Maria ainda é aquela estrela do oriente, estrela esta que guiou os Reis magos quando Jesus Nasceu. 
Hoje ela ainda é esta estrela! Ela é reflexos de luzes que aponta Jesus para nos dizer: “faça tudo o que ele vos disser.” Como disse no cântico: Jamais uma Mãe Esquecerá um filho que gerou. E o que podemos dizer de uma Mãe santa, Mãe do filho santificado. Maria a Mulher cheia de graça, são palavras do altíssimo, quando o Anjo enviado por Deus, entrou aonde a jovem Maria estava e disse: “Alegre-te ó cheia de graça, o Senhor está contigo.” (Lc. 1, 26-29) 
Na verdade esta magnífica história de Maria e José e do nascimento de Jesus foi a base, do alicerce, e ponto de partida do Novo testamento. Que pena que Muitos lideres não tem simpatia com estes grandes acontecimentos, muitos falam em José sendo o José do Egito. Esquecendo o José esposo de Maria, Mãe de Jesus. É muito interessante a história de José do Egito Filho de Jacó. Mas, não mais do que a história de José Esposo de Maria, Pai adotivo de Jesus. Esse José que ajudou junto com Maria criar o menino desde o seu Nascimento. Ao ponto de fugir com o menino e sua mãe, pois Herodes pretendia matá-lo. E, além disso, este menino Jesus conviveu com seus Pais até os 30 anos de idade! Terá melhor explicação? Infelizmente a maldita exclusão existe até por meio dos textos bíblicos, por alguns cristãos. (J.Meireles)

OS ERROS HUMANOS


Errar é humano, é o que as pessoas sempre dizem. Há vários tipos de erros, erros que são capazes de terminar em tragédias. Há erros que deveria ser evitados se houvessem mais precauções por parte de lideranças. O erro por mais simples que seja não deixa de causar problemas. “Erro de uma assinatura, erro de uma viagem, erro de um esquecimento, erro quando nos ensina algo errado.” 
Os erros que mais trazem tragédias são erros através de embarcações marítima, terrestre, aérea. Há outros erros, que sempre são praticados, ideias equivocadas, que associam com os negócios e até casamentos que podem dar errado. É como diz o ditado, “só não erra quem nada faz, porque já vive errado”. Há erros que podem até despertar para acertar. Só não tem como desculpar quando o mesmo é repetido. Há tanta espécie de erros que alguns são até engraçados, lembro-me que eu era presidente de uma conferência de caridade, chegou uma senhora para pedir ajuda depois de tudo combinado, ela agradece, ao retirar, como o apagador ficava na saída pela a base do costume, ela apaga a luz e as pessoas ficaram no escuro, e ela, coitada, volta desconfiada, pede desculpas e diz mais algumas palavras, e torna distrair, apaga a luz de novo, e a turma chama atenção, aí, então, ela se mandou e não voltou mais até hoje, lembro desta história, e acho engraçada, coitada desta senhora pelo o segundo erro se sentiu sem ar. São coisas que acontecem, ansiedade, distração, são causas de muitos erros. 
Para diminuir os erros, só tem um procedimento, chama-se planejamento. Enfim, o maior erro que houve na face da terra, mas que foi convertido pela a paz. 
“Foi de crucificar JESUS, e libertar Barrabás.” Erros que os homens sempre praticaram, e não parou jamais. (Josias Meireles)

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

NATAL, QUEM É O ANIVERSARIANTE?


Estamos diante de fatos como também exemplos. Em todos os anos que passam a comemoração do Natal aumenta o crescimento. São festas diferentes, ao contrario,trata-se da comemoração de um aniversario que infelizmente há uma descrença e falta de fé. Se perguntar pela vida do aniversariante, muitos não saberão quem é.
Jesus carregava consigo todos os conhecimentos e sabedoria. Na bíblia não relata ele em algum aniversários, mas sim, numa festa de casamento. Seja por que toda a sua missão era proteger a família por isso o seu primeiro milagre ele realizou naquele dia.
Podemos observar que o aniversariante que o povo diz comemorar, não é verdade, o que acontece muitas vezes é o dono da festa esta ficar de lado, e que é mais comemorado é o papai Noel. O brilho do Natal vai se apagando e muitos corações vão se distanciando dá fé.
O Natal que Jesus mais quer e sempre quis, era ver nestas comemorações mais união das famílias. Ver a Mãe abraçar o Pai, ver o pai abraçar a filha. Ver um povo mais com fé, que nesta festa do Natal, que fosse mais lembrada a família de NAZARÉ...
Pensando bem não sei o que Jesus acha neste povo consumista, pelas maneiras que comemoram o seu aniversário. Surgem tantos movimentos que até parece com o carnaval. É uma data dos comerciais onde vende mais, come e bebe mais, sem generalizar porque ainda há movimentos legais.
Jesus disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o coração está distante de mim.” (Mt. 15, 7-9) Vamos traduzir assim: Vamos lembrar dá passagem de ano que é de uma grande entusiasmo, sem si quer seu nome ser lembrado, são soma incalculável em fogos artifícios, que apenas vira cinzas que envolve pelos ares. Trata-se de dinheiro que é queimado. Será que isso agrada a Deus? Vendo o país um seleiro de necessitados, pois é de causar espanto, miséria por todo lado, menores abandonados casas de saúde e hospitais sendo fechadas. Temos um povo alienado, é como vivessem um sonho nessas passagens de Ano. Tudo continua até pior do que era antes. Desculpe-me, pois se trata de uma realidade. São feridas que muitos sentem pelos os dons e direitos que é negado. Aqui me lembro de um grande sábio que disse bem, em alto som: “Pior do que poder dos malvados, é o silencio dos bons!” (Martin Luther King) ) (Josias Meireles)

quinta-feira, 12 de julho de 2018

JESUS NO PLANETA

Quando Jesus veio ao planeta terra, tudo que ele falou, tudo que ele ensinou, as sementes que ele semeou, são como um grito de independência em plena liberdade. Sendo ele a verdade o caminho, ele é a vida. Ele nunca se omitiu, e jamais se curvou perante a pressão das hipocrisias dos poderosos de sua época. Ele passou a ser perseguido pelo seu gesto de acolhedor dos pobres e menos favorecidos. Infelizmente até hoje continua esta infâmia maldosa. Serão perseguidos todos aqueles que tem a coragem de dizer a verdade. Será mal visto alguém que defende o pobre, sem distinção de “credo, cores, raças, e nacionalidade.” Porque falar de Jesus muitos falam com a maior facilidade, mas curva diante da mídia ateísta, e fica ao lado dos seus comandos. Há pregadores, de emoções e pavor pregam o Cristo sofredor que morreu pregado em uma cruz, e ao terceiro dia ressuscitou. Porque não é difícil pregar o Cristo que subiu ao céu, difícil é ter compaixão, é estender a mão, aos cristos sofredores, que estao aqui na terra, pedindo sua atenção. Quem sabe, você não é um Levita, que passa por despercebido? Jesus não pregava milagres, as vezes ele fazia alguns milagres, em testemunho para provar que ele era o filho de Deus. Jesus não era pregador de emoções, ele não enganava a ninguém, ele era sincero no seu sim e no seu não. A sua missão aqui na terra era libertar o homem do pecado para sua salvação. Por causa do pecado Jesus amava o pecador a fim de sua libertação. Por causa dos nossos pecados Jesus se sacrificou a ser pregado na Cruz ao dar o seu ultimo suspiro, de braços abertos entre dois ladrões ele mostrou o caminho certo para todos aqueles que convertem terá o seu perdão. Ai estão os verdadeiros milagres que Jesus pretendia fazer, e fez. Milagres que ele deixou ao alcance de todos aqueles que verdadeiramente sejam seus seguidores. Seja por ignorância ou interesse pessoais alguém que prega um Jesus milagreiro que dá “riquezas” com todas facilidades. Deixando de lado o que Jesus mais preocupava, trata se do físico e o espiritual. Ou seja o perdão e a libertação dos pecados. É tanta ideologia que cai sobre Jesus que em vêz de deixar as pessoas seguras ficam desorientadas. Chegou até ao ponto de alguém escrever um livro com o titulo: “Cristo em retalho.” Em virtude como ele tratado com cabeças, de diferentes pensamentos elevados. O verdadeiro Cristão, não passa a buscar Jesus somente pelos milagres. Mas do grande milagre dele ter vindo até nós para proclamar a boa nova, e a salvação dos nossos pecados. O escritor do livro Cristo em retalho percebeu que há tantas maneiras que o Cristo é representado, que ele vai se desfigurando para outros personagens. (J. Meireles)

VAMOS SOCORRER?

O socorro é arte do bem! O socorro é palavra de salvação. Quem na vida, que não já foi socorrido? Trate-se de um pedido de salvação, seja físico ou intelectual. Assim como usamos a palavra que salva que é uma resposta no final do Evangelho, de Nosso Senhor Jesus. “Palavra de Salvação” A palavra socorro já quer dizer: “Atendimento rápido.” O socorro também é um ato que previne acontecimentos que possa causar danos à sociedade. Tudo pode dar errado quando o socorro chega atrasado. O socorro pode agir de modos diversos, seja pelos ares, mares ou por vias terrestres. O socorro já faz parte de nossas vidas, desde criança até a velhice começando pela as mães e crianças que são socorridas na hora da concepção. Aqui em nosso planeta terra ouve um ser que foi o maior e o mais perfeito em socorrer, “JESUS DE NAZARÉ.” Ele curou todos os tipos de enfermidades, ele ressuscitou morto e acalmou tempestades. Para quem ainda não sabe, um dos maiores socorros que Jesus fez foi de perdoar os pecados.Veja que para o perdão da humanidade ele aceitou em uma cruz ser crucificado. O amor que Jesus teve serve de exemplo, pois entre todos os seus gestos foi um dos mais admirado, pois entre a vida e a morte ele perdoou um ladrão que estava ao seu lado. E depois disse em voz abafada, para os seus algozes: “Pai perdoa lhes pois não sabe o que faz.” (Lc. 23, 33- 34) Onde não há amor e fraternidade, o socorro perde a validade. Como já diz em cânticos que o representa: o amor liberta o coração da gente e faz o mundo caminhar diferente. Só o amor constrói o egoísmo escraviza e destrói. Ainda temos e já tivemos seres humanos que amou muito, por isso o amor e o socorro, não tem como não andar juntos. A maldade dos homens é que faz o mundo sofrer. Quem não vivem para servir não serve para viver. Louvemos os missionários que deixa tudo casa e dinheiro, mas leva consigo as palavras do Deus verdadeiro. (J. Meireles)

O GRANDE ABRAÇO

Jesus abraçou, à humanidade. Abraçou o feio e o bonito, abraçou o pobre, e o rico. Abraçou Pai, filhos e irmãos. Abraçou muita gente, abraçou os doentes e sãos. Abraçou a quem chora no leito de dor, abraçou inimigo e o pecador, para que este abraço continuasse este era o gesto do seu amor.
Porém o homem criou asas, e foi posar nas alturas e disse cheio de orgulho, só abraço que me abraça, só ajudo quem me ajuda. Não foi isso que Jesus pediu, pediu até mais, se quisessem ser livre, que abraçassem os seus inimigos.
O pedido de Jesus parece até estranho, pois é abraçando os inimigos, que mais amigos conquistamos. É por falta do abraço, é que vimos o fracasso, do amor distanciando. É por falta da fé e do amor, é que os justos pagam pelos pecadores. É por falta de carinho, que o andarilho anda sozinho, encontrados pelas praças e ao relento, e os menores abandonados não encontram acolhimento.
É por falta do perdão é que muitos ficam doentes, e não encontram medicamento que cure o coração. O mundo está tomado de toda espécie de armamentos, sendo a causa da falta de saúde e pão, que o sofrimento aumentou, muitos deixaram de ser cristão, tirando do coração as armas do amor.
A cada arma que tem na face da terra que só serve para matar e fazer guerra, que investisse em moradia em medicamentos, que alivia e que elimina o sofrimento, em que passo as famílias.
Um dia alguém veio aqui, em pouco tempo reuniu seus companheiros, e mostrou o seu exemplo, entre tantos caminhos ele apontou o verdadeiro, e disse assim tenha fé confia em mim eu sou JESUS DE NAZARÉ.”

O FIM DO MUNDO

Quando fala em fim do mundo causa susto. Na verdade desde que eu entendi por gente, escuto esta frase: o mundo vai acabar!, Veja que começaram até marcar as datas, do fim do mundo. Isso já vem há séculos através de líderes religiosos. Muitos dizem Jesus está vindo ai! Até parecendo que Jesus entrou em contato com eles. Porem desculpe o meu modo rústico de pensar, o mundo não vai acabar, quem tenta acabar com o mundo são os que vão deixando de ser seres humanos. Através das guerras, as facção criminosas, suicidas, incendiária e violência são as tentativas de acabar com o mundo mais não conseguem. Até mesmo as mudanças climáticas estão atreladas a maldade dos homens, mesmo assim, o mundo continua. Pois são bilhões de seres humanos, e além disso se morrem milhões nascem milhões. O mundo não acaba poderia até acabar as nações, se por acaso ficassem mais de cem anos sem nascer crianças. Jamais seria lícito aterrorizar as pessoas com o fim do mundo esquecendo o nosso fim, que está na porta, o fim de cada um. Quantos que viviam preocupados com o fim do mundo que não existem mais. São preocupações psicológicas doentias de pessoas que esquecem até de viver normalmente. Quantas pessoas que os cuidados de sua saúde são aplicadas ao seu automóvel. Eu não estou aqui duvidando, mas nem por isso me preocupo com fim do mundo. E nem estou duvidando se o mundo acaba ou continua. Na bíblia diz quando perguntaram Jesus quando era o fim do mundo ele deu uma grande declaração sobre o fim dos tempos que não estou citando aqui apenas ele concluiu assim: “a respeito daquele dia, ninguém sabe, nem mesmo os anjos que estão no céu, nem o filho se não o pai.” (Mac. 13, 32) Jesus jamais incentivou alguém ficar preocupado com o fim do mundo, apenas deu seu parecer quando foi perguntado. O seu aconselhamento era que levassem em pratica os seus ensinamentos que era o amor o perdão e a reconciliação. Seria bom se todos entendesse como foi a vida de Jesus e a sua vontade, não era que ficasse olhando para o céu preocupado se o mundo iria acabar, mas que olhassem para a terra onde os irmãos estao. Não é preocupar só com as suas empresas e bens matérias. Mas olhar os seus clientes, as ruas e os andarilhos de sua cidade estas são as posições que os poderosos não tem nenhuma preocupação e por isso só crescem as maldades, as exclusões. 
(J.Meireles)

quinta-feira, 10 de maio de 2018

MÊS DE MAIO COMEMORA O DIA DAS MÃES


Querida Mãe Mulher, que jamais esquecerei, por tudo que sou e serei e por tudo que você é. São gestos que nos leva a reconhecer um valor que não tem preço, um amor persistente que nem sei se mereço.
Mãe, você realizou meus sonhos, para começar, pelos os meus primeiros passos. Você foi o maior exemplo, por ter me gerado em seu ventre e me carregado nos teus braços.
Mãe, você foi a minha protagonistas e luz  do meu caminho. Você foi a minha comediante através do seu carinho, Você foi a minha vigilante que não me deixava sozinho.
Desde o Antigo até ao Novo Testamento o nome de mulher era considerado mais importante. Era a tradição da fé que só ganhava o titulo mulher alguém que fosse Mãe. Até mesmo Jesus chamou Maria de Mulher, ao invés de ter chamado Mãe. Ao Apostolo João, em sua agonia Jesus entrega Maria para ser sua Mãe, ou seja, Mãe de todas gerações. (João 19, 25-27)
 Muitos filhos devem a sua mãe não é favor, não é dinheiro, mas é atenção. Às vezes o tempo dela é envolvido em outras ilusões, muitas vezes os filhos não sente que está tratando as mãe como uma servente e achando que esta é sua obrigação.
Queridas mães Brasileiras, mães do mundo inteiro, mães ricas, mães pobres. Mas de um coração que acolhe. Mães biológicas, Mães adotivas, Mães que ambas transmitem o amor, Mesmo não sendo biológica tu és mãe a toda prova, por assumir o lugar de uma Mãe que faltou. (J.Meireles)
O FILHO PREDILETO: Certa vez perguntaram a uma Mãe qual era o filho preferido, aquele que ela mais amava. Ela deixando entrever um sorriso, respondeu: nada é mais volúvel que um coração de Mãe. E como Mãe lhe responde: O Filho a quem eu dedico de corpo e alma, é o meu Filho doente até que sare. O que partiu até que volte. O que está cansado até que descanse. O que está com fome, até que se alimenta. O que está com sede até que se beba. O que está estudando até que aprenda. O que está nu até que se vista. O que não trabalha, até que se empregue. O que namora, até que se case. O que casa até que se conviva bem. O que tem filho até que os eduque. O que prometeu, até que se cumpra. O que deve, até que pague. O que chora, até que seja consolado. E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou: O que já me deixou, até que o reencontre. (Autor desconhecido)        

O PODER DO VICIO


O vício tem poder? Até mais do que você imagina. O poder do vicio é tão grande, assim como também, é o poder da mentira. Chega ao ponto em que o indivíduo mesmo sabendo, que ele está destruindo a sua vida, ele não consegue se libertar. Mesmo ele tendo vontade de se libertar, o poder do vicio, está acima de sua vontade. É um peso que o individuo carrega sobre seus ombros, mas é um fardo que ele possa superar. Mesmo independente de medicamento, com a força de vontade e sentimento, ele sairá vencedor. O vicio é um fardo pesado, mas um peso que deve, e pode ser afastado. É uma luta que não é fácil, é uma batalha assistente em busca de uma libertação. Os vícios são vírus mortais só vai perdendo a força, na medida em que o cidadão vai tomando posse de sua libertação. Que seria um êxito uma vitoria que você nem imagina o quanto se trata de uma felicidade a toda prova. É um fardo que se dispersa, você sentirá a sensação de um alivio, de que foi liberto. Você passa a perceber o que antes não percebia, passa a sentir o que antes não sentia ouvir o que ante não ouvia.  Ao lembrar-se do passado, você passa a reconhecer em que antes não vivia apenas vegetava. Até a comida você passa a sentir outro paladar. Você começa ter uma clareza de observar o por do sol e o raiar do dia, e a beleza da natureza. Trada-se de uma vitoria que possa acontecer até de livre espontaneidade. Não é uma tarefa fácil, mas há alguém que sempre precisa de apoio, tratamento, psicológico e internação. Quando o vicio toma posse do indivíduo, ele não é mais dono de si, é o vicio que é dono dele. Ele não tem mais domínio, pois já está dominado. Veja que aqui não dei nomes apenas falei do vicio, pois são centenas de espécie de entorpecentes que vem causando dependência na humanidade, desde dos adultos aos adolescentes. A nossa vida é o nosso mais precioso patrimônio sempre temos a certeza que é um caminho que vais se modificando em continuação dos anos. Deus nos deu a vida, não para ser destruída com as nossas próprias mãos. Tudo que vira vicio, causa dependência. Há um perigoso vicio do século XXI em que muitos não imaginam, ele está na internet e no celular, é uma isca para as maldições que está ao alcanço das crianças até os anciões. É um atrativo de inúmeras falsidades, é um vicio que aos poucos vai tomando lugar nos corações da humanidade.
(18/04/2018 Dia do Livro Infantil )
Josias Meireles                              

QUE IDADE VOCÊ TEM?

Você já imaginou a vida dos idosos? Por ser uma classe manipulada, de tanto ouvir piada de Jovem, celebridades, até de intelectuais. É como fosse vergonha ser idoso, ou então um ser, desclassificado. Uns até mesmo forçados, não fala a sua idade. Outros dispensa gentilezas, não aceitando a ser tratado nem de senhor e nem de senhora, achando que já está tratando eles de velho. É tanta bobagem que nem paga apena levar a serio. Será que seria bom morrer novo só para não ficar velho? “A decisão é tua.”  Muitos que não são mais jovem, mas tem um pavor quando fala em idade, será que tem saudade de não ter morrido novo? “Brincadeira a parte” na verdade como ficam os idosos, os elogios que recebem, é ouvir tanta barbaridade? Depois ouvimos um falso elogio melhor idade. Vamos ser mais sincero, não existe melhor idade.  A idade só é melhor, quando estamos gozando saúde, isso é valido para qualquer idade. E na medida, em que os idosos fosse mais, respeitados. Ai então podemos até chamar de idade melhor. O que eu tenho observado é como se os idosos estivessem pagando, por algum pecado. É idoso andando sozinhos, sem nenhum acompanhamento, entrando em ônibus com grande dificuldade, é como fossem abandonado até pelos os próprios familiares. Vivemos em um país que a educação ainda não atingiu boas qualidades, me corrige se estarei errado. Chamar um ser humano de velho é muito mal aplicado. Por exemplo: o que é velho são coisa descartável e não se trata de numero por idade. Algo pode ser novo com alguns anos, e velho com apenas semanas e meses de idade. As pessoas idosas por tudo que erra é culpa da idade, enquanto os erros da juventude passa batido, dizendo que estava distraídos. Os idosos, são vulnerável ao o sofrimento. Estamos vivendo no século XXI onde tudo pode tudo é liberado estamos cercados de aparelhos, grandes pequenos sofisticados invadindo os pensamentos e o calor humano está ficando distanciado. Pai não tem mais tempo para com os filhos, filhos não têm mais tempo para com os pais. Se esta febre da tecnologia tem coisas importantes, mas deixou portas abertas para uma devastadora maquiagem. Um Idoso muito educado, disse esta frase, para uns Jovem  que fazia piada: “já fui vocês no passado, e no futuro vocês vai ser eu hoje.” Confesso se estivesse neste momento, completava  com esta  frase: ”viva a juventude, mas por um espaço de  tempo.”

quinta-feira, 5 de abril de 2018

CONSIDERAÇÃO É RECONHECIMENTO

A minha intuição é lembrar-se de um gesto que muitas vezes estão ficando a desejar trata - se das considerações. Alegra-me ao ver um Filho do Nordeste, o grande poeta, Nordestino ”Bráulio Beça.” Que vem apresentando semanalmente no programa da Fátima Bernardi. Com as suas poesias cujo titulo “poesia com rapadura.” Não somente sou um admirador, e ao mesmo tempo fico feliz, pelo aquele simples Jovem Nordestino, que em todas sextas feiras é bem recebido no programa da apresentadora Fátima Bernardi. Apresentando as suas lindas poesias na Rede globo de televisão. Confesso que também sinto um pouco nordestino, por eu ser do Norte de Minas. Por ter algo em comum com o nordeste em relação à seca que a nossa região sofre á todos os anos. Lógico que eu não chego nem perto do Bráulio com as suas poesias, mas tenho algo parecido com ele. Pois são dons que Deus reserva aos humildes. Como eu vem sempre dizendo enquanto não tenho oportunidade de expressar verbalmente, vou escrevendo. E por isso é que escrevo o que “vejo o que sinto, e o que mim provoca.” Porem 9o% das minhas mensagens é bíblicas, conselheiras, preventivas, e orientadoras. Então não se esquecendo do Bráulio, este humildade Irmão nordestino com seu  dom especial, e de apresentar  suas poesias todas sextas feira em um programa de audiência nacional. É neste ponto que eu tenho admiração Pela a apresentadora Fátima Bernardi pelo seu acolhimento com toda atenção aquele Jovem Nordestino. Veja que aqui nesta comunidade fui percebendo que todas as minhas atividades era negada. Apenas aqui digo as minhas mensagem selecionadas que podia ser lidas em todas as celebrações semanais,  porem nem de Ano, em Ano, que se trata do dia das Mães, do dia dos Pais, dia da bíblia, e dia dos Padres. Na verdade vim percebendo uma faltas de  apoio pelas lideranças. Mesmo assim não sou capaz de generalizar. Mas é lamentável que  em muitos lugares a Igreja Católicas esteja ficando à desejar pela á exclusão e seletividade. Só tem a dizer  que as minhas mensagens que apresento nas  comunidades tem no máximo  duração de 3 minutos apenas. Que seria lida no final das celebrações, antes da benção final. Algumas vezes o padre dava a benção final e dizia que tinha esquecido. Não sei! Talvez sim, talvez não! Quando agente percebe em que algo não tenha prioridade, em tudo nos leva à imaginar. Faz-me lembrar da, historia daquele Moço desafiante que tinha um pássaro fechado em sua mão, sendo que a vida  ou morte daquele ave estava ao seu domínio. Vivo ou morto ele podia ser liberado. Porem-me sinto conformado, por ser feliz pelo que faço, pois o dom que Deus me deu jamais serás tirado. (Josias Meireles)     

O NOME QUE SE NEGOCIA


Um Nome que se compra e vende, um Nome que é usado  em divisões  de pensamentos. Como se fossem uma colcha de retalho. Ou seja, uma Árvore que passa oferecer frutos diferentes, colhidos do mesmo galho.  
Esta é uma comparação das diferenças que existe entre lendas, e as crendices, entre povos e nações. Uns prega o Deus verdadeiro outros prega o deus do dinheiro, outros o deus ostentações.
Outros pregam um Deus que sacia todos necessitados. Mas em troca vai ter que devolver tudo aquilo que já tinha guardado. Na esperança de um, sonho, levados pelo um engano, em fragilidades dos seres humanos.
Uns pregam o Deus vingativo, aquele que sai do caminho vai receber um castigo. Os que não obedecerem ao seu deus, serás ameaçados  apontando lhes  um dedo, são seres que se tornarão escravo do  medo.
O nosso Deus, não é um Deus cruel. Ele é o Deus que é Pai, é o Deus que não erra, é o Deus de Paz, não um  Deus de guerra. É o Deus de luz, é o Deus de vida. Assim como dizem na canção do cantor,  Padre Fabio de Melo.
Há um perigo que se encontra em todo o repartimento que  funciona, é o deus do dinheiro. Em que muitos deixam levar, por este deus falso sem guarita,  apagando das suas vidas o Deus verdadeiro.
Não pense que o dinheiro é perfeito em toda plenitude. O dinheiro é paz, o dinheiro é guerra, o dinheiro é morte o dinheiro é vida o dinheiro se consome, e deixam os homens consumidos.
Com o dinheiro se faz amizade, com o dinheiro consegue inimigo. O  mesmo dinheiro que se enriquece, ele deixa muitos, falidos. Pelo maldito dinheiro Jesus Cristo foi vendido.
E não parou por ai! Jesus continua ser vendido em sufrágio de morte, pelo o INSS e o fechamento de hospitais, com o dinheiro que é desviado pelos os Judas Escariotes.  “A ostentação do poder e do dinheiro causa cegueira e, leva os homens desconhecer, o Deus verdadeiro.”  (Josias Meireles)  

ENSINO CATEQUÉTICO

Queridos Irmãos e Irmãs Catequistas, venho por meio desta falar sobre nós os catequistas por ser uma missão de suma importância. Primeiro precisamos ser bem ensinados para depois ensinar, pois somos responsáveis em preparar outros para continuar ensinando porque se a forma é torta, tudo que colocar nela ficará torto também. Veja que a catequese se inicia através das crianças e assim dando continuidade. É um caminho que vai se desenvolvendo de degraus em degraus que chega a plenitude até o sacramento da ordem sacerdotal e por ai vai. A catequese não é somente passar tudo que já recebemos pronto em livros, folhetos e dinâmicas.  Há outros ensinos importantes como ensinar ao catequizando sobre a vida. Por falta desta preparação muitos nas Igrejas que foram ensinados não têm um comportamento adequado, não sabe acolher as pessoas, cria seletividades, distancia das pessoas idosas, não tem nenhuma atenção com os diferentes e acham que só seu grupo que merecem atenção. Muitas vezes isso acontece por falta do ensino de relações interpessoais. Que seja uma catequese do convívio social e humanitário e que influencie a ser um cristão alegre e acolhedor. Que sua fidelidade não seja só na igreja, mas também no trabalho, no passeio e entre amigos. Quando se fala em educação, muitos acham que educação é somente nas escolas, mas educação vem de berço, de casa e da família. A escola Educa? Sim, ensina a ler e escrever e a até formatura. Então muitos deveriam saber que só a catequese bem ensinada tem a capacidade de educar para vida, porque na sua teologia pode se passar os valores da humildade e do respeito ao semelhante. Ensina a amar o próximo como a ti mesmo. Permita-me aqui citar uma das missões mais importante do catequista que é transmitir para os seus catequizando a  vida de Jesus. Jesus disse: - Eu sou o caminho, e este é caminho que se deve ensinar. Eu sou a verdade, e esta é a verdade se deve ensinar. Eu sou a vida, e esta é a vida que se deve ensinar na sua catequese. Por que fora deste caminho, fora desta verdade, fora desta vida, você se tornará vulnerável a todas as tentações que o mundo oferece e não terá uma vida plena e com paz. (Josias vieira Meireles) 

QUAL É A SUA GRAÇA?

Era assim que os antigos perguntavam pelo o nome de uma pessoa desconhecida. Por parecer uma pergunta tão fora do contesto imaginamos que se tratava de um gesto de gentileza. Ouvi esta de um cidadão brincalhão, ele estava dizendo que alguém lhe perguntou qual era a sua graça, ele respondeu: é conforme a sua brincadeira. Graças é uma palavra tão significante  que em todas as suas origem quando falamos graças seja umas felicidades de conquistas  ou  sonhos realizados. Em fim  mesmo dispensando a graça para dizer nome devemos ser agraciados. Que  “à minha graça, a sua graça, e todas graças esteja sintonizada as graças de DEUS.” Porque sem as graças de Deus perdemos a graça, e deparamos com a desgraça. Trata-se de um nome até desagradável, porem não temos outra colocação quando alguém perde a graça. A maior santidade de todas graças é quando diremos: “Graças e lavores vos damos em cada momento, ao santíssimo digníssimo sacramento.” Graça é relativamente algo que contagia, quando alguém diz você é engraçado trata de uma pessoa alegre contagiante que transmite graças. A felicidade é também uma graça. Muitos imaginam que a felicidade é só para os que são bem sucedidos na vida. Na verdade o dinheiro é mais propicio aos prazeres, porém, não confunda prazer com felicidade. Lembro-me de uma frase que alguém disse: “O fulano era tão pobre que só tinha dinheiro.” O prazer que a felicidade traz não o prazer regado com dinheiro. A felicidade é vida ela está na conquista, a felicidade está em você suar a camisa e realizar os seus sonhos e os seus objetivos. Se felicidade foste só para alguém que tivesse riqueza, o mundo seria um caos de tristeza, porque a maior felicidade é as graças de Deus se encontra na saúde e não na riqueza. Lembro-me de algumas frases: “Em que o dinheiro compra remédio, mas não compra vida. O dinheiro compra comida, mas não compra apetite. O dinheiro compra cama, mas não compra o sono. O dinheiro compra prazeres, mas não compra a felicidade. O prazer se busca, a felicidade se constrói, ao cuidar da sua imagem, apreciando a paisagem, ouvindo o cantar dos pássaros e a presença de Deus, isso é felicidade. É dar um bom dia mesmo que seu dia não esteja bom. É apreciar o amanhã e ver o sol Nascer! É ter tempo para refletir, é sentir feliz em servir, é ser como são Francisco, que via beleza até onde ela não existia, creio que a felicidade ela está sempre acompanhada, com gesto de sacrifício. (Josias Meireles)

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O TOCAR DOS SINOS


O tocar dos sinos é símbolo de despertar, é algo de convidar, e ao mesmo tempo de acordar a quem se encontra dormindo. Inspirei este texto de uma história da vida de São Francisco de Assis. Trata-se de um relato da sua grande paixão pela a natureza. Onde fez despertar uma cidade, e o covento, em altas horas da noite entre as badaladas do sino para todos vir, verem o brilho da lua. Mesmo incomodando as pessoas ele não conteve. Olha gente! Tudo isso me faz lembrar, quantas pessoas hoje em dia que estão precisando acordar, não com os sinos, mas com os gritos que surgem em cada esquinas implorando socorro. Pedindo que acabem com as violências as políticas sujas, e as divisões de classes. Quantos sinos estão se repicando, pedindo que o pão seja bem repartido. Pois enquanto uns tem tanto que talvez nem conheçam o que tem, outro nada tem para conhecer. Enquanto uns pelas as suas posições se ostenta tantos confortos, outros morrem nas filas dos hospitais por falta dos mesmos. Como consertar este mundo! Será através de uma geração vindoura? Porque os que estão ai não tem mais conserto? Creio que tem! Porque os meios de comunicações em todos os lugares estão entrando, o povo está acordando os sinos em todas as partes estão tocando, em cada “eco” estão falando não queremos mais escravidão. Para isso o povo tem que se unir, e tirar do comando os Herodes, os Pilatos, e os Judas Escariótes. Quando acabar com esta pendência, podem até demorar, mas uma luz hão de brilhar, em todos continentes, mesmo não sendo brilho da lua, como São Francisco de Assis fez, porém queremos incomodar esta gente, que não está nem ai, para os pobres com os seus lamentos. Termino aqui com uma bela frase do saudoso Dom Helder Câmara: “É lamentável imaginar, que quem não sabe ler, e nem escrever, não sabe pensar.” Dom Helder Câmara era um grande sábio, porque muitos chamam alguém de analfabeto, e sendo mais atrasados... (J.Meirles)

AS IGREJAS DO MUNDO

A terra é um grande planeta onde se envolve uma imensidão de crenças religiosas, todas apontam em direção a ‘’DEUS’’. Confesso que apontar um caminho não é tão difícil, difícil é ultrapassar todas as barreiras, todas as muralhas e as encruzilhadas tomadas dos becos das perdições, que se depara neste caminho. Por surgir os vendavais da vida que querem nos parar na hora de caminhar, impedir na hora de parar, e calar quando devemos falar. A vida é uma escada que nos leva a subir de degrau em degrau, sem querer avançar sinal. Seria a ponte dos dez mandamentos que Deus indicou a humanidade, e Jesus disse: “Eu sou o caminho” Não adianta fingir dizendo que sou o melhor ou apontar quem é o pior, acima de nós tem um poder além das  câmara que vigia todos nossos  passos. Há um Deus fácil e outro Deus difícil, Muitos falam muito Bem do Jesus que foi, Mas esquece do Jesus que ficou. Muitas vezes Ele entre nos está e não reconhecemos. Naquele pobre doente, naquele hospitalizado, naquele seu Irmão que lhe estende a mão e lhe pede socorro. Seja um bom samaritano semeador, em que as suas sementes, sejam lançada em terra boa, para obter uma boa colheita. Conta uma historia de um poderoso Rei que envia um dos seus empregados a sair pelo o mundo afora a perguntar qual é a religião verdadeira. Por onde o moço andava e a quem ele perguntava diziam que era a sua. De tanto andar o moço volta frustrado por não ter uma reposta correta para sua Majestade. Em fim de volta já quase chegando perto do reinado, ele depara com um Senhor trabalhando em um roçado. Sem nada a perder ele resolve perguntar aquele homem: “moço você sabe me informa qual é a religião verdadeira”? Ele responde não sei, apenas dou-lhe um parecer. Está vendo esta colheita que estou fazendo, todos estes grãos vão chegar a um destino não importa qual a embarcação que os leva, se é pelos ares ou por terra chegando lá o comprador hão de  verificar e dar o valor que merece ser dado e dispensar o que deve ser dispensado. Assim será o reino de Deus. Não importa que tipo de semente você plantou, mas a qualidade que você colheu. No tempo de Jesus havia os homens das leis que se diziam conhecedores das escrituras a quem Jesus chamou de hipócritas que ainda até hoje existe estes seguidores. Então Jesus disse a eles: “Vocês honra a mim com os lábios, mas o coração está longe de mim.” Inútil é o culto que me presta as doutrinas que ensina é dos Homens. Toda esta historia, se encontra em  (Marcos 7,  1- 23 ) “Pensamentos: Pior da arrogância é a maldade dos maus, é o silencio dos bons.”(Martin Luther King) “É lamentável imagina, que quem não sabe ler e nem escrever, não sabe pensar.” (Dom Helder Camara) “As pessoas não vale, mais, por sua cor, sua raça, nacionalidade ou religiões, mas pela a sua dignidade de caráter. (Frei Nilo J. Tonin)  Josias vieira Meireles       

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

MÊS DE MAIO COMEMORA O DIA DAS MÃES

Querida Mãe Mulher, que jamais esquecerei, por tudo que sou e serei e por tudo que você é. São gestos que nos leva a reconhecer  um valor que não tem preço, um amor persistente  que nem sei se mereço.
Mãe, você realizou meu sonhos à começar pelos os meus primeiros passos. Você foi o maior exemplo, por ter me gerado em seu ventre e me carregado nos teus braços.
Mãe, você foi a minha protagonistas e luz  do meu caminho. Você foi a minha comediante através do seu carinho, Você foi a minha vigilante que não me deixava sozinho.
Desde o Antigo até ao Novo Testamento o nome de mulher era considerado mais importante. Era a tradição da fé que só ganhava o titulo mulher alguém que fosse Mãe. Até mesmo Jesus chamou Maria de Mulher, ao invés de ter chamado Mãe. Ao Apostolo João, em sua agonia Jesus entrega Maria para ser sua Mãe  ou seja Mãe de todas gerações. (João 19, 25-27)
 Muitos filhos devem a sua mãe não é favor, não é dinheiro, mas é atenção. Às vezes o tempo dela é envolvidos em outras ilusões, muitas vezes os filhos não sente que está tratando as mãe como uma servente  e achando que esta é  sua obrigação.
Queridas mães Brasileiras, mães do mundo inteiro, mães ricas, mães pobres. Mas de um coração que acolhe. Mães biológicas, Mães adotivas, Mães que ambas transmitem o amor, Mesmo não sendo biológica tu és mãe a toda prova, por assumir o lugar de uma Mãe que faltou. (J.Meireles)
O FILHO PREDILETO: Certa vez perguntaram a uma Mãe qual era o filho preferido, aquele que ela mais amava. Ela deixando entrever um sorriso, respondeu: nada é mais volúvel que um coração de Mãe. E como Mãe lhe responde: O Filho a quem eu dedico de corpo e alma, é o meu Filho doente até que sare. O que partiu até que volte. O que está cansado até que descanse. O que está com fome, até que se alimenta. O que está com sede até que se beba. O que está estudando até que aprenda. O que está nu até que se vista. O que não trabalha, até que se empregue. O que namora, até que se case. O que casa até que se conviva bem. O que tem filho até que os eduque. O que prometeu, até que se cumpra. O que deve, até que pague. O que chora, até que seja consolado. E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou: O que já me deixou, até que o reencontre. (Autor desconhecido)

AJUDE OS LÍDERES A AJUDA

Estimados Irmãos permita-me dar inicio falando da minha pessoa, como cristão batizado apenas vivia a minha fé, herança do que meus pais me ensinaram. Aos 33 anos de idade eu fui convidado para uma missão, foi então que passei atuar na “CEBES”, ou seja, COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASES, graças às inspirações dos padres do verbo Divino, Religiosos exemplares fundadores de várias comunidades de bases do Vale do Jequitinhonha no Norte de Minas. Aqui falo do Padre João Frey , Irlandês e Padre Hugo alemão. Por isso aqui pretendo falar dos líderes para encoraja-los e não desanima-los. Seja qual for a sua missão em comunidade, como catequista para crianças, adolescentes, Crismas, batizados, apostolado da oração e vicentinos, etc., se apenas uma destas missões você atua bem, você será apto para qualquer uma delas. Só uma coisa vem me preocupando é que tenho observado catequista que assume qualquer um destes cargos e fica para toda vida,  estaticamente esquecido  sem nenhuma evolução. Digo lhes se o líder não participar de cursos ou palestra, mas pelo menos  ler bons livros que tratam desses assuntos tudo bem.  É que tenho observado líderes em comunidades que é deixado pra lá com um cargo para muito tempo,  sem passar por nenhuma orientação. Boa vontade não é o bastante aprender não tem limites. Por isso que muita catequese fica a desejar. Apenas estou cobrando por aquilo que fui cobrado, e que é de suma importância, a começar quando éramos líderes de comunidade de base no interior de Minas, todo ultimo domingo do mês os nossos padres e Irmãs estavam presente celebrando missa, dando palestras, realizando batismo, confissões e até casamentos, em prol daquele povo carente. E alem disso todos os líderes das comunidades era convidado a participar de um curso na cidade de uma semana e para aqueles que não tinham parentes na cidade, eram hospedados em casa dos paroquianos. Confesso que era um curso de apaixonar, cujo titulo era “Pré-boa nova.” Se alguém precisa ser bem orientado os líderes estão em primeiro lugar. Comparo os líderes com um mestre de obra, ele comanda os funcionários, mas depois dele vem um fiscal para ver se os trabalhos estão funcionando bem. Ser líder em primeiro lugar é sempre entrar em contato com DEUS e depois com os catequizados. Autor: JOSIAS MEIRELES 

A VOLTA DE SODOMA E GOMORR

Quando aqui falo de Sodoma e Gomorra se encontra em Gênesis  (19, 12-29) É uma historia bíblicas que fico imaginando, em pleno século XXI em que estamos vivendo. A humanidade são dependentes em copiar tudo aquilo que é lançado pela a mídia. Em fim é que infelizmente estamos vivendo em uma época que a escola do mau ensino invade em todos os setores da nossa sociedade. E com isso a escola do bem está sendo prejudicada. Na verdade o seres humanos desde Crianças, Adolescentes e  Adultos  são convencidos ou  seja dependentes em copiar tudo  o que é novidades tudo que é moda que é lançado, não importa que seja até ridícula. “É cantar como o outro canta, é dançar como o outro dança vestir como o outro veste, e pintar como a outra pinta, entre comes e bebe, e por aí vai. Enfim todas as mudanças de gêneros que  é  apoiado pela a mídia e dizeres que alguém já nascem  com o gênero de mudanças,  e liberdade de escolha. Vocês sabem bem qual é o ponto que eu quero explicar. Só para dar um exemplo, ninguém nascem mau, o mundo o transforma, ninguém nascem com medo mas o mundo o transforma, ninguém nascem violento mas o mundo o transforma, ninguém nascem falso, invejoso e ciumento, mas vão adquirindo estes males na medida que vai crescendo. Porque acontece tudo isso, infelizmente é o que mais oferece a  sociedade. Já  estamos convencidos que Sodoma e Gomorra já esta perdendo pelos os horrores que vem acontecendo em nosso mundo. Vejo que as nossas Crianças, Jovem e adulto estão incentivado pela a mídia em novas experiências com isso muito vão se embarcando saindo do que é normal para o inverso.  Vão se envolvendo a nossa juventude enquanto os covencidos vão tentando convencer outros. O que acontece é que a libertinagem se finge de libertação. E aí enquanto o bem descansa o mal avança. O que acontece com tudo isso é  um alto nível de divergência e descontrole nos seios familiares.  E que acha tudo isso normal  se aguarde. Pelos os frutos conhecemos a árvore colhemos os frutos, das sementes que plantamos. O que eu mais temo o crescimento das Sodoma e Gomorra  e cada um com suas  muralhas  pensando em suas vitórias sem nunca imaginar o que está  acolhendo para dentro, do seu muro e o que está deixando do lado de fora. São muralhas que muitos estão  construindo,  vão se abandonando o certo pelo o errado,sem imaginar em um triste futuro esperado.  São espécie de uma triste ilusão quem esta dentro procura arrastar os demais. As nossas crianças de tanto  ouvir e ver algo nocivo  elas estão saindo da infância e comportando como adulto só quem não percebe que isso é uma catástrofe para a vida de nossas crianças. (J.Meireles)