quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

AJUDE OS LÍDERES A AJUDA

Estimados Irmãos permita-me dar inicio falando da minha pessoa, como cristão batizado apenas vivia a minha fé, herança do que meus pais me ensinaram. Aos 33 anos de idade eu fui convidado para uma missão, foi então que passei atuar na “CEBES”, ou seja, COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASES, graças às inspirações dos padres do verbo Divino, Religiosos exemplares fundadores de várias comunidades de bases do Vale do Jequitinhonha no Norte de Minas. Aqui falo do Padre João Frey , Irlandês e Padre Hugo alemão. Por isso aqui pretendo falar dos líderes para encoraja-los e não desanima-los. Seja qual for a sua missão em comunidade, como catequista para crianças, adolescentes, Crismas, batizados, apostolado da oração e vicentinos, etc., se apenas uma destas missões você atua bem, você será apto para qualquer uma delas. Só uma coisa vem me preocupando é que tenho observado catequista que assume qualquer um destes cargos e fica para toda vida,  estaticamente esquecido  sem nenhuma evolução. Digo lhes se o líder não participar de cursos ou palestra, mas pelo menos  ler bons livros que tratam desses assuntos tudo bem.  É que tenho observado líderes em comunidades que é deixado pra lá com um cargo para muito tempo,  sem passar por nenhuma orientação. Boa vontade não é o bastante aprender não tem limites. Por isso que muita catequese fica a desejar. Apenas estou cobrando por aquilo que fui cobrado, e que é de suma importância, a começar quando éramos líderes de comunidade de base no interior de Minas, todo ultimo domingo do mês os nossos padres e Irmãs estavam presente celebrando missa, dando palestras, realizando batismo, confissões e até casamentos, em prol daquele povo carente. E alem disso todos os líderes das comunidades era convidado a participar de um curso na cidade de uma semana e para aqueles que não tinham parentes na cidade, eram hospedados em casa dos paroquianos. Confesso que era um curso de apaixonar, cujo titulo era “Pré-boa nova.” Se alguém precisa ser bem orientado os líderes estão em primeiro lugar. Comparo os líderes com um mestre de obra, ele comanda os funcionários, mas depois dele vem um fiscal para ver se os trabalhos estão funcionando bem. Ser líder em primeiro lugar é sempre entrar em contato com DEUS e depois com os catequizados. Autor: JOSIAS MEIRELES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário