quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A PRECE DE UM IDOSO

Senhor, eu vos agradeço, pela minha idade por ainda não ser dependente. Não sou melhor do que ninguém, pois não estou isento. Mas até o presente me sinto independente. Por isso eu agradeço, porque vejo com emoção, irmãos e irmãns, a serem conduzidos pelas mãos.

Na verdade também sou candidato, porque esta é a nossa caminhada, como foste um tributo cobrado, em virtude da idade. Pois vemos pessoas mancando e as vezes até de braços enfaixados.

Sendo vitimas dependente da idade. As vezes com as pernas tremulam e as vistas embaçadas. Senhor eu vos agradeço, de ainda não estar neste estado de depender dos outros para certas atividades. Pois resolvo os meus problemas, desço escada e subo escada sem precisar de ajuda para ser acompanhado.

Pois viemos do pó e ao pó tornará. Os defeitos do mundo físico não têm como ninguém escapar. Vai chegando a idade, e o idoso começa curvar, como foste um esporte, é o momento dos gozadores dizer que está fazendo

Continência para a morte. Senhor, mais uma vês eu vos peço, tenha dos idosos piedade, porque agente paga um preço por viver uns anos a mais? Lógico que não é pedir demais, e muito menos querer ser um Matusalém, mas que pelo menos que o menores fostes de 60 e os de maiores de 100. Só assim a velhice chegava aos 180, e a idade de vida atingindo os 200.

O que mais iguinoro é que o idoso vira bode expiatório se um Jovem cai e quebra um braço, todos dizem que a força da vaidade. Se um idoso torce o pé dizem que é a idade. Se um Jovem esquece alguma coisa, dizem que é uma fase que vem passando se um idoso esquece dizem que está caducando. As idéias, que sempre são comentadas que a frente dos ônibus, é lugar dos idosos, lá se abastecem mais de 6 espécies de identidade gente idosa, até menores de idades.

A grande experiência de um Idoso parece não ter valia uma piada de um Jovem muitos para, para ouvir. Na verdade quem escreve esta matéria está com 7 décadas, é só você somar terá a resposta certa. Tudo que é negativo, sempre a mídia está por traz. Os idosos ficam excluídos dos Jovens como foste outra espécie de gente, tachado por terceira idade. Só que muitos Jovens que são bons das vistas porem cegos da mente. Sendo que eles estão no mesmo barco, porque somos dotados por dois destinos: morte e velhice. Exemplo: quem não morre Jovem fica velho. Já pensou nisso meu Irmão?

Tudo isso que escrevi, tem um tom de brincadeira, mas é a pura verdade. Porem deixo alguns pontos reservados, sem querer generalizá-lo. Aqui termino com o meu abraço, desde recém-nascido até aos 100 anos. Senhor Jesus Cristo, perdoe as nossas ignorâncias porque para Deus não existe idade, existe seres humanos.

Josias Vieira Meireles


[green]Música: "Nossa Senhora" - Roberto Carlos.[/green] [red]Outras Músicas em: Ana Gifskut[/red]





FATOS DA VIDA 2


1975 a 2011, 36 Anos, de uma longa caminhada de vida em comunidades, sendo a primeira delas a congregação do VERBO DIVINO. Agradeço aos “Verbitas”, por eles acreditar em mim. Antes, o meu lugar era no banco, como outros demais irmãos. Levantar do banco é uma questão de escolha, desde que surja alguém que os convide, você é espontaneamente livre e não obrigado a aceitar. Levantar do banco significa abraçar o apostolado e levar a Boa Nova e promover a paz. São Francisco de Assis já dizia: “Senhor faça-me instrumento de vossa paz.” Como está no Salmo 26 “o Senhor é minha luz é minha salvação a quem temerei?” Bem aventurados aqueles que ouvem o chamado do Senhor e pega a mão no arado sem olhar para atrás. Confesso, porém, a vocês que em todos esses anos em comunidade, se nos jardins da vida deparei com espinhos, foram às flores me trouxeram felicidades. Felicidades por realizar o plano que sonhei, de lançar a minha pequena rede a fim de pescar para Deus. Tristeza quando deparei com irmão que se diz líder, mas tem um comportamento egoísta. Feliz, mesmo sendo sufocado pela suposta hipocrisia, mas, em prol de uma causa justa. Tristeza, quando alguém demonstra querer ajudar, mas, com a intenção de atrapalhar. Felizes aqueles que a sua consciência não lhe acusa como as palavras de Jesus: “quem não junta para mim, espalha o que é meu.” Tristeza é quando há líderes que faz do seu grupo um império fechando as suas portas, abrindo apenas para os que lhe interessa. Estes não aceitam opiniões diferentes, porém, em vez de conquistá-los, se faz afastar muita gente. Não sou perfeito, mas, sinto-me aliviado de nunca mentir para Deus, com pretexto de ser elogiado, mostrando aos meus superiores, aquilo que eu nunca fui capaz. Tristeza quando vejo a nossa liderança muito acomodada correndo mais para buscar o ter e deixando de lado o ser - Isto quer dizer a espiritualidade. Como está a nossa catequese? Estamos investindo nessa gente? A começar por aquele que prepara para o batismo até aos que preparam os adolescentes para crisma? Eles recebem reforço? Terá alguém para orientá-los? Ou são deixados de lado? Estas são as perguntas que faço, porque o alimento é salutar em todos os sentidos, seja no Espiritual, seja no físico. Ninguém dá o que não tem. Um líder espiritual jamais deve ser um tarefeiro, mas que tenha carisma e muitas luzes e dons de ensinar passo, a passo, a vida de Jesus. Pois ele dizia que era luz, prometeu, ao revelar: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida.” Não podemos preparar a nossa juventude para depois serem transportados, fatos, estes, que vêm acontecendo com a nossa Igreja. Catequizar os Jovens, em pleno século 21, já não é mais como 20 ou 30 anos atrás. Estamos vivendo com conflitos de ideologias, não só das leis, mas como também, das denominações religiosas. Necessitamos de catequeses mais de prevenções, o que quer dizer prevenir para não remediar, pois cada um prega um Deus diferente e o Deus verdadeiro vai ficando em extinção em muitas mentes.
Josias Vieira Meireles

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O QUE APRENDI COM A CEB`S?


Na verdade reconheço, que em grupos serei visto, como uma pessoa diferente. As vezes com isso passo a ser até mal interpretado por pessoas, menos esclarecidas. Primeiro que trabalho com dinâmicas de vidas e criatividades. Segundo, que desde 1975 que venho acompanhando a Igreja, com todas as suas mudanças necessárias. E não uma Igreja estática parada no tempo. Porem devo isso a CEBs. (COMUNIDADE ECLEBESIAS DE BASE, E AS CAMPANHAS DE FRATERNIDADES.) Que todos anos são lançadas. Tudo isso vem dando prosseguimentos de trabalhos maravilhosos na Igreja de Cristo. As comunidades eclesiais de base sonham com uma Igreja mais de Irmão e de menos chefe. Lutamos para uma Igreja porta aberta. Não somente as portas dos templos, mas, as portas dos corações dos seus fiéis. Uma Igreja que vai ao encontro das pessoas por que não é lícito que líder de comunidade venha a excluírem alguém. seu objetivo é dar oportunidade sem distinção. Podem ser pobre ou rico, feio ou bonito sábio ou menos inteligente. Todos eles foram chamados por Cristo, a tomar posse no mundo da Evangelização.

Cada um com os seus dons são convidados a fazer parte do reino de Deus. Jamais alguém deve ser excluído. Muitas vezes há lideres que escolhe simpatia, Cultura e posição social. Mas esquece que em primeiro lugar, mesmo que alguém não tenha estas qualidades, porem ser perseverante honesto e sincero, estará acima de tudo isso. Se você tem estas qualidades, você tenha tudo para serem um cristão exemplar.

O cristão tem que reconhecer que a Igreja não tem Dono, porque ela pertence todos. Há cristão que tem medo que alguém venha ocupar o seu lugar.

Eu porem aconselharia esse tipo de cristão, que volte atrás e

Comece a estudar melhor, a vida de Jesus cristo e dos seus Apóstolos. Como eles se relacionavam com as pessoas. Na verdadeira Igreja é povo, povo que Jesus chamou não para criarem império, mas apenas servidores.

Por que ter medo?

Sendo que um verdadeiro cristão jamais participará em algum grupo para atrapalhar, mas sim ajudar. Fé não é competição, fé é união. União é Comunhão. Igreja é assembléia de irmão que ouve a vós do Senhor. Disse Jesus: “permanecerdes nas minhas palavras, e sereis verdadeiramente os meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8, 31-32)

Josias Meireles

O DESPERTAR DE UMA FÉ




Cheguei a uma conclusão, para que serve títulos de religião? Sendo que muitas vezes em seu interior, há dominantes que exclui aos irmãos. Não me preocupo qual é o titulo que eu mereço o que me importa é que quero investir na obra de DEUS. E ao mesmo tempo descobrir, quem está fazendo uso da sua palavra, quem são meus amigos, ou falsos aventureiros. Confesso que jamais preocupei, em busca de melhores religiões, ou bens materiais. Mas sim de uma riqueza espiritual, que nascem de uma religião interior, e de um coração sedento de amor.

O que eu quero é ter como ponto de partida, o livro chamado BIBLIA. O que eu quero é liberdade de expressão, quero ser livre para aprender e escolher. O que não quero é ser dominado como um pássaro em uma gaiola com sede e vontade de voar.

Descobri que sinto mais feliz sem comprometer com religião “X” Quero ser livre a fazer o que Jesus pediu, Quero me compartilhar com a sabedoria de DEUS, e não as imposições dos homens. Quero estar com as mãos cheia de semente para semear quem sabem, caia em bom terreno.

Quero ser verdadeiro, quero ser sincero, quero ser teu Amigo. Quero bater em sua porta, se você abrir estarei contigo. Não quero saber qual a sua religião, e a sua identidade, só quer saber se podemos dialogar, sem nenhuma rivalidade.

Por que esta pergunta eu tenho para qualquer cristão. Aonde que Jesus pregou divisão? O que ele sempre dizia: “amai, uns aos outros, assim como eu vos amei.” E se irritava com a hipocrisia dos fariseus. O que eu quero é ser irmão, seja Judeu fariseu, ateu ou até samaritano.

Quero lhes abraçar, pois somos filhos de um mesmo pai, descendente de uma raça humana. Quero sonhar, e me abastecer de minhas mensagens, quero escrever tudo aquilo, que não tenho oportunidade, de falar.

Tenho o meu blog, de mensagem catequética, que humildemente considero pequenas sementes mesmo que dê pouca audiência mas, atingem todos continentes. As melhores Evangelizações, não é só de palavras, mas de gesto e ação. É ser grato sem cometer mágoa e ouvir as pessoas. E saber agradecer até pelo um copo d’água.

Dar um bom dia, e ter a gentileza de dizer, por favor, e muito obrigado. O líder é aquele que se espelha pelo seu carisma, ou pela a sua arrogância. Aqui estamos diante de duas árvore que foi comentada por Jesus. Pois entre nós está à árvore boa, e a árvore má. “FELLIZES os mansos, porque receberá a terra como herança. FELIZES os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados.” Palavra de JESUS. (MT. 5, 1- 12)

Josias Vieira Meireles