quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O TOCAR DOS SINOS


O tocar dos sinos é símbolo de despertar, é algo de convidar, e ao mesmo tempo de acordar a quem se encontra dormindo. Inspirei este texto de uma história da vida de São Francisco de Assis. Trata-se de um relato da sua grande paixão pela a natureza. Onde fez despertar uma cidade, e o covento, em altas horas da noite entre as badaladas do sino para todos vir, verem o brilho da lua. Mesmo incomodando as pessoas ele não conteve. Olha gente! Tudo isso me faz lembrar, quantas pessoas hoje em dia que estão precisando acordar, não com os sinos, mas com os gritos que surgem em cada esquinas implorando socorro. Pedindo que acabem com as violências as políticas sujas, e as divisões de classes. Quantos sinos estão se repicando, pedindo que o pão seja bem repartido. Pois enquanto uns tem tanto que talvez nem conheçam o que tem, outro nada tem para conhecer. Enquanto uns pelas as suas posições se ostenta tantos confortos, outros morrem nas filas dos hospitais por falta dos mesmos. Como consertar este mundo! Será através de uma geração vindoura? Porque os que estão ai não tem mais conserto? Creio que tem! Porque os meios de comunicações em todos os lugares estão entrando, o povo está acordando os sinos em todas as partes estão tocando, em cada “eco” estão falando não queremos mais escravidão. Para isso o povo tem que se unir, e tirar do comando os Herodes, os Pilatos, e os Judas Escariótes. Quando acabar com esta pendência, podem até demorar, mas uma luz hão de brilhar, em todos continentes, mesmo não sendo brilho da lua, como São Francisco de Assis fez, porém queremos incomodar esta gente, que não está nem ai, para os pobres com os seus lamentos. Termino aqui com uma bela frase do saudoso Dom Helder Câmara: “É lamentável imaginar, que quem não sabe ler, e nem escrever, não sabe pensar.” Dom Helder Câmara era um grande sábio, porque muitos chamam alguém de analfabeto, e sendo mais atrasados... (J.Meirles)

AS IGREJAS DO MUNDO

A terra é um grande planeta onde se envolve uma imensidão de crenças religiosas, todas apontam em direção a ‘’DEUS’’. Confesso que apontar um caminho não é tão difícil, difícil é ultrapassar todas as barreiras, todas as muralhas e as encruzilhadas tomadas dos becos das perdições, que se depara neste caminho. Por surgir os vendavais da vida que querem nos parar na hora de caminhar, impedir na hora de parar, e calar quando devemos falar. A vida é uma escada que nos leva a subir de degrau em degrau, sem querer avançar sinal. Seria a ponte dos dez mandamentos que Deus indicou a humanidade, e Jesus disse: “Eu sou o caminho” Não adianta fingir dizendo que sou o melhor ou apontar quem é o pior, acima de nós tem um poder além das  câmara que vigia todos nossos  passos. Há um Deus fácil e outro Deus difícil, Muitos falam muito Bem do Jesus que foi, Mas esquece do Jesus que ficou. Muitas vezes Ele entre nos está e não reconhecemos. Naquele pobre doente, naquele hospitalizado, naquele seu Irmão que lhe estende a mão e lhe pede socorro. Seja um bom samaritano semeador, em que as suas sementes, sejam lançada em terra boa, para obter uma boa colheita. Conta uma historia de um poderoso Rei que envia um dos seus empregados a sair pelo o mundo afora a perguntar qual é a religião verdadeira. Por onde o moço andava e a quem ele perguntava diziam que era a sua. De tanto andar o moço volta frustrado por não ter uma reposta correta para sua Majestade. Em fim de volta já quase chegando perto do reinado, ele depara com um Senhor trabalhando em um roçado. Sem nada a perder ele resolve perguntar aquele homem: “moço você sabe me informa qual é a religião verdadeira”? Ele responde não sei, apenas dou-lhe um parecer. Está vendo esta colheita que estou fazendo, todos estes grãos vão chegar a um destino não importa qual a embarcação que os leva, se é pelos ares ou por terra chegando lá o comprador hão de  verificar e dar o valor que merece ser dado e dispensar o que deve ser dispensado. Assim será o reino de Deus. Não importa que tipo de semente você plantou, mas a qualidade que você colheu. No tempo de Jesus havia os homens das leis que se diziam conhecedores das escrituras a quem Jesus chamou de hipócritas que ainda até hoje existe estes seguidores. Então Jesus disse a eles: “Vocês honra a mim com os lábios, mas o coração está longe de mim.” Inútil é o culto que me presta as doutrinas que ensina é dos Homens. Toda esta historia, se encontra em  (Marcos 7,  1- 23 ) “Pensamentos: Pior da arrogância é a maldade dos maus, é o silencio dos bons.”(Martin Luther King) “É lamentável imagina, que quem não sabe ler e nem escrever, não sabe pensar.” (Dom Helder Camara) “As pessoas não vale, mais, por sua cor, sua raça, nacionalidade ou religiões, mas pela a sua dignidade de caráter. (Frei Nilo J. Tonin)  Josias vieira Meireles       

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

MÊS DE MAIO COMEMORA O DIA DAS MÃES

Querida Mãe Mulher, que jamais esquecerei, por tudo que sou e serei e por tudo que você é. São gestos que nos leva a reconhecer  um valor que não tem preço, um amor persistente  que nem sei se mereço.
Mãe, você realizou meu sonhos à começar pelos os meus primeiros passos. Você foi o maior exemplo, por ter me gerado em seu ventre e me carregado nos teus braços.
Mãe, você foi a minha protagonistas e luz  do meu caminho. Você foi a minha comediante através do seu carinho, Você foi a minha vigilante que não me deixava sozinho.
Desde o Antigo até ao Novo Testamento o nome de mulher era considerado mais importante. Era a tradição da fé que só ganhava o titulo mulher alguém que fosse Mãe. Até mesmo Jesus chamou Maria de Mulher, ao invés de ter chamado Mãe. Ao Apostolo João, em sua agonia Jesus entrega Maria para ser sua Mãe  ou seja Mãe de todas gerações. (João 19, 25-27)
 Muitos filhos devem a sua mãe não é favor, não é dinheiro, mas é atenção. Às vezes o tempo dela é envolvidos em outras ilusões, muitas vezes os filhos não sente que está tratando as mãe como uma servente  e achando que esta é  sua obrigação.
Queridas mães Brasileiras, mães do mundo inteiro, mães ricas, mães pobres. Mas de um coração que acolhe. Mães biológicas, Mães adotivas, Mães que ambas transmitem o amor, Mesmo não sendo biológica tu és mãe a toda prova, por assumir o lugar de uma Mãe que faltou. (J.Meireles)
O FILHO PREDILETO: Certa vez perguntaram a uma Mãe qual era o filho preferido, aquele que ela mais amava. Ela deixando entrever um sorriso, respondeu: nada é mais volúvel que um coração de Mãe. E como Mãe lhe responde: O Filho a quem eu dedico de corpo e alma, é o meu Filho doente até que sare. O que partiu até que volte. O que está cansado até que descanse. O que está com fome, até que se alimenta. O que está com sede até que se beba. O que está estudando até que aprenda. O que está nu até que se vista. O que não trabalha, até que se empregue. O que namora, até que se case. O que casa até que se conviva bem. O que tem filho até que os eduque. O que prometeu, até que se cumpra. O que deve, até que pague. O que chora, até que seja consolado. E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou: O que já me deixou, até que o reencontre. (Autor desconhecido)

AJUDE OS LÍDERES A AJUDA

Estimados Irmãos permita-me dar inicio falando da minha pessoa, como cristão batizado apenas vivia a minha fé, herança do que meus pais me ensinaram. Aos 33 anos de idade eu fui convidado para uma missão, foi então que passei atuar na “CEBES”, ou seja, COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASES, graças às inspirações dos padres do verbo Divino, Religiosos exemplares fundadores de várias comunidades de bases do Vale do Jequitinhonha no Norte de Minas. Aqui falo do Padre João Frey , Irlandês e Padre Hugo alemão. Por isso aqui pretendo falar dos líderes para encoraja-los e não desanima-los. Seja qual for a sua missão em comunidade, como catequista para crianças, adolescentes, Crismas, batizados, apostolado da oração e vicentinos, etc., se apenas uma destas missões você atua bem, você será apto para qualquer uma delas. Só uma coisa vem me preocupando é que tenho observado catequista que assume qualquer um destes cargos e fica para toda vida,  estaticamente esquecido  sem nenhuma evolução. Digo lhes se o líder não participar de cursos ou palestra, mas pelo menos  ler bons livros que tratam desses assuntos tudo bem.  É que tenho observado líderes em comunidades que é deixado pra lá com um cargo para muito tempo,  sem passar por nenhuma orientação. Boa vontade não é o bastante aprender não tem limites. Por isso que muita catequese fica a desejar. Apenas estou cobrando por aquilo que fui cobrado, e que é de suma importância, a começar quando éramos líderes de comunidade de base no interior de Minas, todo ultimo domingo do mês os nossos padres e Irmãs estavam presente celebrando missa, dando palestras, realizando batismo, confissões e até casamentos, em prol daquele povo carente. E alem disso todos os líderes das comunidades era convidado a participar de um curso na cidade de uma semana e para aqueles que não tinham parentes na cidade, eram hospedados em casa dos paroquianos. Confesso que era um curso de apaixonar, cujo titulo era “Pré-boa nova.” Se alguém precisa ser bem orientado os líderes estão em primeiro lugar. Comparo os líderes com um mestre de obra, ele comanda os funcionários, mas depois dele vem um fiscal para ver se os trabalhos estão funcionando bem. Ser líder em primeiro lugar é sempre entrar em contato com DEUS e depois com os catequizados. Autor: JOSIAS MEIRELES 

A VOLTA DE SODOMA E GOMORR

Quando aqui falo de Sodoma e Gomorra se encontra em Gênesis  (19, 12-29) É uma historia bíblicas que fico imaginando, em pleno século XXI em que estamos vivendo. A humanidade são dependentes em copiar tudo aquilo que é lançado pela a mídia. Em fim é que infelizmente estamos vivendo em uma época que a escola do mau ensino invade em todos os setores da nossa sociedade. E com isso a escola do bem está sendo prejudicada. Na verdade o seres humanos desde Crianças, Adolescentes e  Adultos  são convencidos ou  seja dependentes em copiar tudo  o que é novidades tudo que é moda que é lançado, não importa que seja até ridícula. “É cantar como o outro canta, é dançar como o outro dança vestir como o outro veste, e pintar como a outra pinta, entre comes e bebe, e por aí vai. Enfim todas as mudanças de gêneros que  é  apoiado pela a mídia e dizeres que alguém já nascem  com o gênero de mudanças,  e liberdade de escolha. Vocês sabem bem qual é o ponto que eu quero explicar. Só para dar um exemplo, ninguém nascem mau, o mundo o transforma, ninguém nascem com medo mas o mundo o transforma, ninguém nascem violento mas o mundo o transforma, ninguém nascem falso, invejoso e ciumento, mas vão adquirindo estes males na medida que vai crescendo. Porque acontece tudo isso, infelizmente é o que mais oferece a  sociedade. Já  estamos convencidos que Sodoma e Gomorra já esta perdendo pelos os horrores que vem acontecendo em nosso mundo. Vejo que as nossas Crianças, Jovem e adulto estão incentivado pela a mídia em novas experiências com isso muito vão se embarcando saindo do que é normal para o inverso.  Vão se envolvendo a nossa juventude enquanto os covencidos vão tentando convencer outros. O que acontece é que a libertinagem se finge de libertação. E aí enquanto o bem descansa o mal avança. O que acontece com tudo isso é  um alto nível de divergência e descontrole nos seios familiares.  E que acha tudo isso normal  se aguarde. Pelos os frutos conhecemos a árvore colhemos os frutos, das sementes que plantamos. O que eu mais temo o crescimento das Sodoma e Gomorra  e cada um com suas  muralhas  pensando em suas vitórias sem nunca imaginar o que está  acolhendo para dentro, do seu muro e o que está deixando do lado de fora. São muralhas que muitos estão  construindo,  vão se abandonando o certo pelo o errado,sem imaginar em um triste futuro esperado.  São espécie de uma triste ilusão quem esta dentro procura arrastar os demais. As nossas crianças de tanto  ouvir e ver algo nocivo  elas estão saindo da infância e comportando como adulto só quem não percebe que isso é uma catástrofe para a vida de nossas crianças. (J.Meireles)