quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SER JOVEM



Ser Jovem é amar a vida, catar a vida, abraçar a vida. Perdoando até as pedradas que a vida nos joga no rosto, de quando em quando. É ter altos e baixos, entusiasmo e talentos, sem perder a coragem de lutar, de prosseguir..

Ser jovem é compadecer-se dos mais fracos, não ter vergonha de fazer um sinal da cruz em publico, cantarolar uma canção em pleno ônibus lotado. É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca, com um sorriso fácil apagando os percalços.

Ser Jovem é beber um lindo por- de- sol, ar livre e noites estreladas. Não se entremeter na vida alheia, fazer silêncios impossíveis, ficar do lado das crianças, gostar de leitura, escrever diário, as vezes, copiar poesias de amor e remete-las ao namorado à namorada, com assinatura própria.

Ser Jovem é ter olhos molhados de esperança e adormecer com problemas, na certeza de que a solução virá no dia seguinte É amar a simplicidade, o vento, o perfume da flores, o cantos dos pássaros, e as ondas do mar. Ter ódio de guerra, de ser manipulado, com alergia ao dramático, ao solene. Mas apreciar uma piada gostosa.

Ser Jovem é vibrar com um gol do time, jogar na loteria esportiva, emocionar-se com filme de ternura e simpatizar secretamente com alguém que agente viu só de passagem. Planejar praias no fim do ano sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos e não perder o hábito de encabular, tremer diante de um exame e detestar gente gritona, e resmunguenta.

Ser Jovem é chorar com quem sofre, com aquela vontade imensa de fazer o milagre da cura, de restituir a saúde a todo mundo, de fazer parar o relógio quando o encontro é feliz quando a companhia é agradável, e a ventura toma conta do nosso ser.

Ser Jovem é continuar gostando de deitar na grama, caminhar na chuva, iniciar cursos de inglês e violão, sem jamais termina-los. É não dar muita bola ao que dizem e pensa dagente, mas irritar-se com as calunias, e a ingratidão.

Ser Jovem é permanecer descobrindo, amando, servindo, com os pés firmes no chão da realidade, à luz de alguma estrela brilhante, e não se entregar quando tudo parecer distante.

Ser Jovem é assumir compromisso com o Evangelho libertador, denunciando sem medo os modelos econômico que enriquecem uma minoria às custas do trabalho da maioria. È repartir o pão do amor e da justiça, criando condições de vida para os inocentes e indefesos, provando ao mundo que Jesus é presença entre nós.

(DIA NSCIONAL DA JUVENTUDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário