sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEJA O SEU VIGILANTE


Ver, sentir, e escutar são grandes virtudes, que atinge a todos os seres viventes. E nos leva a perguntar a nos mesmos: quem sou eu? Para onde vou? Qual o meu objetivo como cristão?

Estas interrogações é que nos leva a ser vigilante de nós mesmos. Sendo que o ser humano é tomado de ódio, inveja, e vingança, por não cuidar de ser vigilantes de se mesmo. Costumamos a olhar, aonde o outro pisa, e sem perceber onde estamos pisando.

Com isso quer dizer que Olhamos a distancia, e esquecemos ao nosso redor. Apontamos um dedo para os outros sem perceber três que estão voltados para nós. O amor e o ódio é herança do ser humano. Ele se tornará escravo daquele que mais alimenta. Por isso temos que vigiar. Assim como há um dizer popular: “enquanto o bem descansa, o mal avança.”

Digamos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo como diz a Bíblia (Coríntios 3; 16), mas também podemos dizer que é uma montanha que pode ser transportada, escalada e vigiada do inicio até o topo. Em nossa mente é aonde que expiram os maiores cuidados, pois somos protegidos pelos olhos, boca, nariz e ouvidos. Bem que Jesus disse: orai e vigiai, para que não caia em tentação.

Lembre-se que somos compostos de corpo e alma e Espírito. Ser vigilante é também não nos esquecer de pedir a proteção do Divino Espírito Santo, e dizermos: Oh Espírito Santo, amor do Pai, e do Filho. Expirai-me sempre, o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizê-lo, como devo calar, o que devo escrever. Lindas frazes que eu me dedico irem mais além, e dizer:

Ó Espírito santo amor do pai, e do Filho inspirai-me o que devo alimentar o que devo beber. Livra-me do pecado da gula. Quando Jesus falava, que o que sai pela a boca, é que contamina ao homem, e não o que entra. Ele falava pela parte espiritual, e não a corporal. Pois precisamos ser bastante vigilantes pelo que entra pela a nossa boca, que possa ser causa de mal estar para o nosso físico e mental.

Males que são derivados do egoísmo, e excesso de vaidades, o que vem se distanciando o homem da solidariedade. Somos subordinados em direitos e dever, mas nem todos o acolhem corretamente. Fala muito em democracia, mas muitas vezes elas fogem dos limites. Democracia é não omitir, democracia é ser verdadeiro, é combater a hipocrisia, nela não há exclusão, é direitos de irem de vir e oposicionar. Democracia são méritos de todos: “Jovens e Ancião, ricos e pobres, empregado e patrão.” “A divulgação do bem, é um estimulo, para quem deseja realizá-lo.” (Frei Anselmo Fracasso)

Josias Meireles

OS GRANDES ÍDOLOS



O mundo das celebridades são pessoas que se tornaram famosos e conquistaram altas posições na sociedade, e poderes aquisitivos. Eles arrastam multidões de fãs que também procuram imitá-los em tudo, que o seu ídolo representa. Desde o básico, até as caricaturas. É uma febre de vaidades que atinge desde crianças até os adultos. JESUS disse: Buscai em primeiro lugar, o reino de DEUS, e a sua justiça, e tudo mais serás acrescentando. (MT. 6 -33) São sabias palavras, da mais perfeita celebridade que já houve neste planeta terra. Como já dizia um grande sábio: Hoje ele é a figura central da humanidade, o guia da Evangelização. Nem todos os parlamentares que já se reuniram, nem todos os exércitos que marcharam, nem toda marinha que navegaram, nem todos os reis que reinaram. Reunidos afetaram tanto a vida quanto este Homem nesta terra. E, no entanto muitos recusam a conhecê-lo muitos correm atrás das celebridades, mas fogem dele. Por quê? Ele é uma celebridade diferente. Sendo ele o primeiro a procurar sua gente. Muitas vezes você apaixona por muitos ídolos que está a sua distância. Ele ao contrário, bate em nossa porta, e fazemos de conta que não ouvimos. No meio de nós ele está e não reconhecemos. Ele disse amai uns aos outros assim como eu vos amei. Isso quer dizer, quem ama a Jesus não exclui ninguém. Por isso é que difícil querer imitar a Jesus, pois ele foi à celebridade que mais aproximou dos pecadores e dos doentes, e deficientes especiais. E deixou bem claro para os arrogantes, alguém que se achavam importantes, fazendo esta comparação dizendo: que os doentes é que precisava de medico e não os sãos. (MT. 9,11-12) Em primeiro Coríntios, (13, 13) o apóstolo Paulo dizia: “quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, sentia como criança hoje eu sou adulto, deixei as coisas de criança.” Se constata, que as preocupações familiares, estão mais voltada, para o seu automóvel, sua residência, e pouco sobra com a educação das crianças, que precocemente são incentivadas a imitar adultos.Com os seus gestos com as suas danças até mesma eróticas. preparando estas pequenas criaturas a dar um salto que eu chamo de mortal de criança, para a vida adulta. Ninguém descobre o quanto não está sendo legal, chegar perto de uma criança e a primeira pergunta se ela tem namorado ou namorada. Quando escrevi um tema o poder das palavras é que ninguém imagina o poder que ela tem, quando ela é maléfica ou benéfica. Para ficar bem claro é que as palavras têm poder de levantar quem está caído e de derrubar quem está de pé. Uma criança é uma criatura que expira muitos cuidados ela se adapta tudo que escuta com maior facilidade. A criança é a orquídea mais sensível dos jardins da vida. Que depende de um bom jardineiro para cuidar.


Josias Meireles

A VIDA


Vivemos em uma época, de um consumismo exagerado. A humanidade está se tornando dependente, principalmente a nossa juventude, que são as maiores vitimas. Está havendo um grande excesso entre comes e bebes. As tentações da corrida do troca troca, o supérfluo está falando mais alto. O que possuía ontem hoje já não serve mais. Salve-se quem puder, as propagandas e a mídia não perde tempo para incentivar. Depois vem ai o comercio com toda espécie de atrativos, com o objetivo de sempre vender mais. A grande sede do ter, está distanciando as pessoas do ser. Graças a Deus por ter de tudo no mercado, “secos e molhado,” mas temos que ter cuidado com tantos incentivos de vendedores que sempre oferecem facilidades. Evite as competições, as disputas da moda a preocupação com o que outro tem. Mas o que você pode ter? Basta olharmos hoje as concorrências em virtude de marcas e qualidades. Veículos, por exemplo! Moças e rapazes, até adolescente cada um quer ter o seu. Quem mais lucra é o comércio, enquanto que é mais sufoco para o consumidor, do que tranqüilidade. Nem tudo que é facilitado agente deve mergulhar de cabeça. Quem sabe aplicar o seu dinheiro em um futuro mais promissor? Por que quem mergulha de qualquer jeito, corre o risco de se afogar. Que pena que ainda vemos pessoas fazendo gozação do passado, das fazendas, das simplicidades do campo, daquela gente sem maldade. Da Mulher caseira, da beira do fogão. Não é que hoje temos tudo nas mãos! Basta usar um dedo e apertar um botão, mas isso não trás felicidade. Ao contrario daquela época, aquele povo simples era feliz porque não vivia atormentado. As mulheres não era dependente da vaidade, ninguém vivia olhando de lado com medo de ser assaltado. Nós é que somos carentes do passado, passado já passou! E nós é que lamentamos as coisas boas que não voltam mais. O trabalho ainda que seja grosseiro, é libertador do Homem. Enquanto a sede de poder escraviza a huanidade.

J.Meireles