quarta-feira, 27 de abril de 2011

EU CONSIGO PERDOAR?


Se o perdão é bom, melhor seria precaver. Se implorarmos perdão, seria por ofensas cometidas. Se precavermos, estamos isento de muitos erros. Quem teria o poder de perdoar, mais do que JESUS DE NAZARÉ? Ele falou a Mulher pecadora, “eu não te condeno, vai, e não peques mais”. Isto quer dizer, que o melhor perdão é a conversão é o autodomínio. Às vezes, imagino: “adiantaria eu perdoar alguém e ele continuar errando”? E ainda mais se alguém me ofende e não vem a mim para se desculpar, como posso lhe perdoar? Que adiantaria o nosso simples perdão para quem não quer mudar de comportamento? Então não seria mais salutar dizer ao nosso traidor, eu não vou devolver-lhe o mesmo que você me fez, mas não faça isso a mais ninguém! Dizem que o perdão é bom para quem dá, creio que sim, porque o que recebe pode ficar mal acostumado. Por isso eu vos digo, que entre perdoar e aconselhar, os dois não podem se separar. Conta-se que um Pai quis explicar ao seu filho sobre o perdão, que seria melhor fazer o possível para não ofender alguém, exemplo: rancando uns pregos de uma tábua e disse: esta vendo filho, as marcas dos pregos? Isso é quando ofendemos as pessoas ainda que sejamos perdoados, ficará as cicatrizes. Peço desculpas, se estou sendo ignorante, por não me convencer em dar nenhum grau de santidade aquele Pai que dizia perdoar o assassino de suas duas filhas inocentes. E dizia com toda naturalidade. Enquanto era admirado por alguns. Porém, pela parte que me toca como ser humano, não consigo admirar. Porque qualquer ser normal consciente, sentimental, não consegue falar dessa maneira. Em vez de perdoá-lo, eu diria: eu não sou capaz de fazer vingança, porque nesta vida, ele já está sobre o poder das leis e, se ele safar desta, na outra vida ele há de prestar conta a DEUS. Em vão serão as palavras, eu perdoarei, até mesmo o que a boca fala, poderá não estar sintonizado com o coração. Jesus disse a Pedro para perdoar não sete vezes, mas 70 vezes 7, na medida em que você é um seguidor de Jesus sem perceber, você cumpre este mandamento, no decorrer de sua vida são fatos que podem acontecer varias vezes. Alguém que lhe trai, mente que lhe engana, e você passa por tudo isso sem devolver com a mesma moeda, mostrando-lhe a outra face, você já está cumprindo este mandamento perdoando 70 + 7. Só a prevenção é o caminho da humanidade. Muitos só vão curar as feridas depois que a doença se instala. Diz-se que só se converte a Deus após ter praticado o mal. O que adianta corrigir o alicerce depois que a casa desaba? Todos estes vão deixando as marcas para traz. Por isso, fica duvidoso acreditar em alguém, que se diz santo, depois de errar tanto. Um fariseu que se exaltava plocamando a sua santidade, este Jesus não aprovou. Mas sim um Samaritano que humildemente confessava a sua fragilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário