quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O NOSSO PLANETA TERRA


Ao falar do planeta terra, fico até um pouco confuso, sem saber por onde começar. Muitas vezes o ser humano comete um grande erro ao passar por despercebidos pela á imensidão dos valores que temos neste planeta em que vivemos. Esta é casa comum. Ela é receptora, ela é a base, ela é o alicerce de tudo que depende para vida e desenvolvimento. Onde se oferecem tudo que evolui e tudo que se constrói. Desculpe-me, mas o que eu acho lamentável é o desprezo que há neste nosso planeta que está doente, que ainda tem tantas coisas importantes para conhecer e melhorar. Estão de parabéns as nossas ciências, e a tecnologia bastante avançada que é a centralidade do progresso. Permita-me o meu ponto de vista! O que não posso conformar é porque gastar bilhões em descobertas em outros planetas, sem terem mínima certeza de existência de algo que possa ajuda-la. Enquanto o nosso planeta está agonizando esquecido, pelo o desprezo. Olha para nossa natureza, a poluição dos oceanos, matas, rios, todos entrando em degradações, é um clima doentio. Imagina a nossa Amazonas o coração da natureza, já esta causando dor de cabeça e preocupações na humanidade. Quando preocupamos muito de um lado, outro vai caindo ao esquecimento. Senhores homens das ciências, ouça o que vou falar; tudo que os leva ao espaço são origem do planeta Terra, o que é que vocês trazem de lá? Deixo esta interrogação! Aqui é nossa vida, aqui é o nosso chão, aqui é nós bebemos e vestimos, aqui é que produz o nosso pão. Aqui é que merecem a nossa atenção. Tenho admiração pela as ciências e as criatividades, mas, tem que começar a partir deste universo que é a nossa casa comum. Aqui é que vive a humanidade de todas as raças e de todas as classes entre seres vivos, racionais e irracionais. Somos todos Filhos adotivos desta Mãe terra com todos os seus vegetais vamos olhar mais, é aqui que e a nossa geração, é aqui que é o nosso paradeiro, e a nossa continuação... 

 “Toda terra, louvai a Deus, cantai gloria a seu nome, daí gloria em seu louvor. Toda terra se inclinarás a ti o teu nome. Vinde e vede as obras de Deus. (Sl 66, I-4) 
(J. Meireles)

EM BUSCA DA FELICIDADE


A felicidade pode estar tão perto como também muito longe. Digamos que a felicidade é um sentimento que se emociona. O que é felicidade para uns para outros não significa nada. Não pode haver felicidade onde reina o pessimismo é ai que vem aquela frase, quando muitos dizem: “Eu era feliz, e não sabia.” Por isso é difícil notar onde e quando alguém está feliz! Por isso tem muito sentido aquela historia, quando mandaram perguntar: Quem é feliz? Para surpresa do entrevistador, o homem que dizia ser feliz, não tinha uma camisa para vestir! É uma longa história que o povo conta. A felicidade é imprevisível, num estalar de dedo quem está feliz pode se tornar infeliz. Não existe felicidade plena. Entre tantos climas de felicidades há as mais naturais e as mais emocionantes, porém, nem uma delas poderá se comparar com a felicidade de alguém que foi libertado de um cativeiro em perigo de vida. Ou alguém que estava perdido quando foi encontrado. Os entusiasmos, os prazeres da vida, não é felicidade, é tudo superficial e pode trazer retornos desagradáveis. Felicidade é uma coisa mais intima que vem do coração da gente. Felicidade é um dom especial que deve ser compartilhado é sentir feliz contribuindo com a felicidade de alguém. Como o cântico já nos diz: “como eu posso ter um sono sossegado, se nos dias que passou, os meus braços eu cruzei? Como eu posso ser feliz, se para o pobre meu irmão, eu fechei meu coração e meu amor eu recusei.? ” São as vaidades das vaidades quando as pessoas só pensa em suas felicidades. Podemos mostrar a história da Bíblia, do bom Samaritano entre o sacerdote, o levita. ( Lucas 10, 30-36) A felicidade é um mistério que se envolve a caridade e uma boa vivência. Um país do ódio e da desigualdade, um país do preconceito e da hipocrisia, não pode haver felicidade da sua gente. Porque os meios de sobrevivência tornará impossível. Desde infância é que nasce a felicidade. A felicidade de uma Criança é a felicidade dos Pais. Um dos maiores segredo da felicidade é não fazer do aborrecimento um desespero. 
(Josias Vieira Meireles)