sexta-feira, 16 de agosto de 2019

MINAS O ESTADO


Alô Minas Gerais, sou filho deste Estado. Sou um grande filiado, pois desde meus avós, onde meus pais foram criados. Mina é considerada um estado de grande tesouro, terra de minerais, de natureza á toda prova. Mina é contaminada pelo o ouro e as pedras preciosas.
Minas é um Estado de grandes Serrados, dos arranhas céus e das pedras gigantes. Minas dos navegantes, na busca do ouro e dos diamantes. Minas do sul a Norte de Minas, dos homens fortes e cavalheiros, Minas dos fazendeiros e dos bois de cortes.
Minas das cachoeiras e dos matos dos Serrados. Minas das manhãs de orvalho. Minas do pobre e do rico. Minas de onde nasce o Rio São Francisco. Alô Minas Gerais! Minas de temperaturas diversas Minas de terra fértil, Minas de um sol quente que até as plantas esmorecem, Minas que chove pouco em umas parte em outras até geadas acontece.
Minas é o fenômenos não só das pedras preciosas, mas das brutas sim! Só posso falar das grandes pedras da minha região Cidade de Rubim. Pedras que até encanta, cada uma tem seu nomes preferidos. Pedra Parda, Pedra do salão, Pedra do Cachorro, Pedra do Elefante. Pedra das Guaribas, e a Pedra que sou apaixonado ela é a Pedra de Esperidião.
A Pedra de Esperidião parecem com um Santuário que ocupa quilômetros de chão. Pedra que trouxe o nome do fazendeiro em que a fazenda o pertencia. Pedra que de onde eu morava parecia uma catedral, em que eu avistava todos os dias. Era um arranha Céus em figura de Pedra é uma pedra que trazia um sinal de chuva na terra, pelas neves que cobria.
Pedra de Espiridião era assim, que por todos era chamada. Desde o amanhecer eu era o primeiro a vê-la quando levantava. Para mim era uma pedra face de gente por ficar em minha mente todas as vezes que eu lembrava. Minas Gerais é uma seara enfeitada de pedras, folclores e folias. Minas é o Estado que tem mais vizinho, mas o seu abraço é com á Bahia. Minas é uma árvore de galhos possantes que aponta para os horizontes ao amanhecer do Dia... Alô Minas Gerais, ninguém são seus rivais quem te conheça jamais te esqueça... (Josias Meireles) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário