sexta-feira, 16 de agosto de 2019

O DEUS INVENTADO


Quando falo no Deus inventado, trata-se do deus em que o pregador usa seus métodos como se eles tivessem o poder, dominante para com este Deus afim de saciar os seus desejos. Transformando em um Deus não sendo o seu superior, mas um subordinado. Na verdade as orientações mais perigosas são dos lideres poderosos, que as pessoas principalmente os mais humildes deposita as suas confianças. Todo poder do ser humano se não vem pela a humildade associado a fé e a caridade. Ele pode até a usar o nome de Deus, mas ele ensina como um mandatário usando Deus como fosse o seu mandado. Ao mesmo tempo eles costuma a dizer que deus fala com eles para determinado assunto. Aí que está o perigo quando as pessoas é convencido de acreditar em Deus está acreditando no homem. È muito perigoso, sendo uma maneira de manipular as pessoas quando o pregador costuma pregar um Deus só de milagres um deus de riquezas. Quantas vezes Jesus advertiu o perigo das riquezas. Jesus não era contra rico e muito menos contra milagres. Porque só dele vir ao mundo já era um verdadeiro milagre. E o seu principal milagre era unir o ser humano era a igualdade das pessoas era que os bens fossem bem repartido que o amor fosse o verdadeiro legado, que o perdão não fosse negado estes são os verdadeiros milagres ensinado por Cristo e confirmado na oração de São Francisco. Esse negocio de fazer alarme como se fossem um teatro já ensaiado nunca foi visto com Jesus Cristo, em seus milagres ante ele pedia para não ser comentado. “Preste bem atenção ao Bom Pastor que, para salvar as suas ovelhas, suportou a paixão da cruz.”(São Francisco de Assis) (J. Meireles)

MINAS O ESTADO


Alô Minas Gerais, sou filho deste Estado. Sou um grande filiado, pois desde meus avós, onde meus pais foram criados. Mina é considerada um estado de grande tesouro, terra de minerais, de natureza á toda prova. Mina é contaminada pelo o ouro e as pedras preciosas.
Minas é um Estado de grandes Serrados, dos arranhas céus e das pedras gigantes. Minas dos navegantes, na busca do ouro e dos diamantes. Minas do sul a Norte de Minas, dos homens fortes e cavalheiros, Minas dos fazendeiros e dos bois de cortes.
Minas das cachoeiras e dos matos dos Serrados. Minas das manhãs de orvalho. Minas do pobre e do rico. Minas de onde nasce o Rio São Francisco. Alô Minas Gerais! Minas de temperaturas diversas Minas de terra fértil, Minas de um sol quente que até as plantas esmorecem, Minas que chove pouco em umas parte em outras até geadas acontece.
Minas é o fenômenos não só das pedras preciosas, mas das brutas sim! Só posso falar das grandes pedras da minha região Cidade de Rubim. Pedras que até encanta, cada uma tem seu nomes preferidos. Pedra Parda, Pedra do salão, Pedra do Cachorro, Pedra do Elefante. Pedra das Guaribas, e a Pedra que sou apaixonado ela é a Pedra de Esperidião.
A Pedra de Esperidião parecem com um Santuário que ocupa quilômetros de chão. Pedra que trouxe o nome do fazendeiro em que a fazenda o pertencia. Pedra que de onde eu morava parecia uma catedral, em que eu avistava todos os dias. Era um arranha Céus em figura de Pedra é uma pedra que trazia um sinal de chuva na terra, pelas neves que cobria.
Pedra de Espiridião era assim, que por todos era chamada. Desde o amanhecer eu era o primeiro a vê-la quando levantava. Para mim era uma pedra face de gente por ficar em minha mente todas as vezes que eu lembrava. Minas Gerais é uma seara enfeitada de pedras, folclores e folias. Minas é o Estado que tem mais vizinho, mas o seu abraço é com á Bahia. Minas é uma árvore de galhos possantes que aponta para os horizontes ao amanhecer do Dia... Alô Minas Gerais, ninguém são seus rivais quem te conheça jamais te esqueça... (Josias Meireles) .

AS CAMPANHAS DE PREVENÇÕES


Vai completar no próximo Ano de 2020- 55 Anos da campanha da Fraternidade. Trata-se da Campanha que se preocupa com a vida, que foi lançada desde ano de 1964. Cujo lema foi: “lembre-se você também é Igreja”. Tema: Igreja em renovação. Na verdade sempre foi uma preocupação da Igreja Católica que logo no ano de 65, ela reforça dizendo “Faça da sua paróquia, uma comunidade de fé ,culto e amor.”Foi um despertar para nos cristãos batizados para que levantássemos dos bancos e fossemos responsáveis uns pelos os outros, e á divulgar a nossa fé não só com a palavra mas com gestos concretos. Assim afirma a campanha de 66 “somos responsáveis uns pelos os outros.” Aqui, pretendo selecionar as campanhas que mais nos tocam até inicio até séculos XXI em que estamos vivendo. Vamos dar um salto para o Ano 70 em que o lema diz: “Ser Cristão é participar”. Depois vamos para o Ano de 74 em que nos chamam atenção o lema: “onde está o teu Irmão?” É muito triste que há tantos anos que este grito do ano 74, onde está teu Irmão vem soando em nossos ouvidos e quase nada feito. É como se ainda estivéssemos ouvindo a voz de Caim, por muitas das nossas autoridades: “Por acaso sou guarda do meu Irmão?” Em 1980, A campanha da Fraternidade Muito me marcou: com o lema “Para onde vais?” Nesta época foi o ano da maior migração de pessoas atingidas pela a seca, e a crise e o desemprego, principalmente. As pessoas do Vale do Norte de Minas ao qual eu fui um deles. Foi uma inspiração que tive hoje neste domingo 4 de Agosto dia do Padre. Lembrando que os padres, ou seja, a Igreja católica é que mais prega a paz por isso na campanha de 77 foi: “Comece em sua casa”, e no Ano 83 “Fraternidade sim, violência não!”Em 88 “Ouvi o clamor deste povo”. Para quem não sabe as violências e às guerras provém de origens familiares. Todos os anos as campanhas da Fraternidade vem indicando todas as crises que país vem sofrendo, e por isso, a cada ano ela trás um apelo há ser divulgado. É o tema proposto para o ano de 2020, em relação a violência que estamos vivendo, ela fala sobre os dons, a vida o sentimento e a compaixão. Seria como fossem uma resposta que nos da oração de São Francisco. O que é lamentável é de ainda temos gentes dos poderes administrativos, com mentes atrasadas, e que pensa que combate a violência colocando nas mãos dos homens mais armas. Em fim quando fala em armar as pessoas de bem, trata-se da pior ipogrisia, isso é até anticristão. Todos nos sabemos quais são as armas das pessoas de bem! É amar, perdoar, e respeitar, e se livrar de certos ambientes. Nem carecem muito explicar para quem usa a inteligência. (J.Meireles)