quinta-feira, 5 de abril de 2018

CONSIDERAÇÃO É RECONHECIMENTO

A minha intuição é lembrar-se de um gesto que muitas vezes estão ficando a desejar trata - se das considerações. Alegra-me ao ver um Filho do Nordeste, o grande poeta, Nordestino ”Bráulio Beça.” Que vem apresentando semanalmente no programa da Fátima Bernardi. Com as suas poesias cujo titulo “poesia com rapadura.” Não somente sou um admirador, e ao mesmo tempo fico feliz, pelo aquele simples Jovem Nordestino, que em todas sextas feiras é bem recebido no programa da apresentadora Fátima Bernardi. Apresentando as suas lindas poesias na Rede globo de televisão. Confesso que também sinto um pouco nordestino, por eu ser do Norte de Minas. Por ter algo em comum com o nordeste em relação à seca que a nossa região sofre á todos os anos. Lógico que eu não chego nem perto do Bráulio com as suas poesias, mas tenho algo parecido com ele. Pois são dons que Deus reserva aos humildes. Como eu vem sempre dizendo enquanto não tenho oportunidade de expressar verbalmente, vou escrevendo. E por isso é que escrevo o que “vejo o que sinto, e o que mim provoca.” Porem 9o% das minhas mensagens é bíblicas, conselheiras, preventivas, e orientadoras. Então não se esquecendo do Bráulio, este humildade Irmão nordestino com seu  dom especial, e de apresentar  suas poesias todas sextas feira em um programa de audiência nacional. É neste ponto que eu tenho admiração Pela a apresentadora Fátima Bernardi pelo seu acolhimento com toda atenção aquele Jovem Nordestino. Veja que aqui nesta comunidade fui percebendo que todas as minhas atividades era negada. Apenas aqui digo as minhas mensagem selecionadas que podia ser lidas em todas as celebrações semanais,  porem nem de Ano, em Ano, que se trata do dia das Mães, do dia dos Pais, dia da bíblia, e dia dos Padres. Na verdade vim percebendo uma faltas de  apoio pelas lideranças. Mesmo assim não sou capaz de generalizar. Mas é lamentável que  em muitos lugares a Igreja Católicas esteja ficando à desejar pela á exclusão e seletividade. Só tem a dizer  que as minhas mensagens que apresento nas  comunidades tem no máximo  duração de 3 minutos apenas. Que seria lida no final das celebrações, antes da benção final. Algumas vezes o padre dava a benção final e dizia que tinha esquecido. Não sei! Talvez sim, talvez não! Quando agente percebe em que algo não tenha prioridade, em tudo nos leva à imaginar. Faz-me lembrar da, historia daquele Moço desafiante que tinha um pássaro fechado em sua mão, sendo que a vida  ou morte daquele ave estava ao seu domínio. Vivo ou morto ele podia ser liberado. Porem-me sinto conformado, por ser feliz pelo que faço, pois o dom que Deus me deu jamais serás tirado. (Josias Meireles)     

O NOME QUE SE NEGOCIA


Um Nome que se compra e vende, um Nome que é usado  em divisões  de pensamentos. Como se fossem uma colcha de retalho. Ou seja, uma Árvore que passa oferecer frutos diferentes, colhidos do mesmo galho.  
Esta é uma comparação das diferenças que existe entre lendas, e as crendices, entre povos e nações. Uns prega o Deus verdadeiro outros prega o deus do dinheiro, outros o deus ostentações.
Outros pregam um Deus que sacia todos necessitados. Mas em troca vai ter que devolver tudo aquilo que já tinha guardado. Na esperança de um, sonho, levados pelo um engano, em fragilidades dos seres humanos.
Uns pregam o Deus vingativo, aquele que sai do caminho vai receber um castigo. Os que não obedecerem ao seu deus, serás ameaçados  apontando lhes  um dedo, são seres que se tornarão escravo do  medo.
O nosso Deus, não é um Deus cruel. Ele é o Deus que é Pai, é o Deus que não erra, é o Deus de Paz, não um  Deus de guerra. É o Deus de luz, é o Deus de vida. Assim como dizem na canção do cantor,  Padre Fabio de Melo.
Há um perigo que se encontra em todo o repartimento que  funciona, é o deus do dinheiro. Em que muitos deixam levar, por este deus falso sem guarita,  apagando das suas vidas o Deus verdadeiro.
Não pense que o dinheiro é perfeito em toda plenitude. O dinheiro é paz, o dinheiro é guerra, o dinheiro é morte o dinheiro é vida o dinheiro se consome, e deixam os homens consumidos.
Com o dinheiro se faz amizade, com o dinheiro consegue inimigo. O  mesmo dinheiro que se enriquece, ele deixa muitos, falidos. Pelo maldito dinheiro Jesus Cristo foi vendido.
E não parou por ai! Jesus continua ser vendido em sufrágio de morte, pelo o INSS e o fechamento de hospitais, com o dinheiro que é desviado pelos os Judas Escariotes.  “A ostentação do poder e do dinheiro causa cegueira e, leva os homens desconhecer, o Deus verdadeiro.”  (Josias Meireles)  

ENSINO CATEQUÉTICO

Queridos Irmãos e Irmãs Catequistas, venho por meio desta falar sobre nós os catequistas por ser uma missão de suma importância. Primeiro precisamos ser bem ensinados para depois ensinar, pois somos responsáveis em preparar outros para continuar ensinando porque se a forma é torta, tudo que colocar nela ficará torto também. Veja que a catequese se inicia através das crianças e assim dando continuidade. É um caminho que vai se desenvolvendo de degraus em degraus que chega a plenitude até o sacramento da ordem sacerdotal e por ai vai. A catequese não é somente passar tudo que já recebemos pronto em livros, folhetos e dinâmicas.  Há outros ensinos importantes como ensinar ao catequizando sobre a vida. Por falta desta preparação muitos nas Igrejas que foram ensinados não têm um comportamento adequado, não sabe acolher as pessoas, cria seletividades, distancia das pessoas idosas, não tem nenhuma atenção com os diferentes e acham que só seu grupo que merecem atenção. Muitas vezes isso acontece por falta do ensino de relações interpessoais. Que seja uma catequese do convívio social e humanitário e que influencie a ser um cristão alegre e acolhedor. Que sua fidelidade não seja só na igreja, mas também no trabalho, no passeio e entre amigos. Quando se fala em educação, muitos acham que educação é somente nas escolas, mas educação vem de berço, de casa e da família. A escola Educa? Sim, ensina a ler e escrever e a até formatura. Então muitos deveriam saber que só a catequese bem ensinada tem a capacidade de educar para vida, porque na sua teologia pode se passar os valores da humildade e do respeito ao semelhante. Ensina a amar o próximo como a ti mesmo. Permita-me aqui citar uma das missões mais importante do catequista que é transmitir para os seus catequizando a  vida de Jesus. Jesus disse: - Eu sou o caminho, e este é caminho que se deve ensinar. Eu sou a verdade, e esta é a verdade se deve ensinar. Eu sou a vida, e esta é a vida que se deve ensinar na sua catequese. Por que fora deste caminho, fora desta verdade, fora desta vida, você se tornará vulnerável a todas as tentações que o mundo oferece e não terá uma vida plena e com paz. (Josias vieira Meireles) 

QUAL É A SUA GRAÇA?

Era assim que os antigos perguntavam pelo o nome de uma pessoa desconhecida. Por parecer uma pergunta tão fora do contesto imaginamos que se tratava de um gesto de gentileza. Ouvi esta de um cidadão brincalhão, ele estava dizendo que alguém lhe perguntou qual era a sua graça, ele respondeu: é conforme a sua brincadeira. Graças é uma palavra tão significante  que em todas as suas origem quando falamos graças seja umas felicidades de conquistas  ou  sonhos realizados. Em fim  mesmo dispensando a graça para dizer nome devemos ser agraciados. Que  “à minha graça, a sua graça, e todas graças esteja sintonizada as graças de DEUS.” Porque sem as graças de Deus perdemos a graça, e deparamos com a desgraça. Trata-se de um nome até desagradável, porem não temos outra colocação quando alguém perde a graça. A maior santidade de todas graças é quando diremos: “Graças e lavores vos damos em cada momento, ao santíssimo digníssimo sacramento.” Graça é relativamente algo que contagia, quando alguém diz você é engraçado trata de uma pessoa alegre contagiante que transmite graças. A felicidade é também uma graça. Muitos imaginam que a felicidade é só para os que são bem sucedidos na vida. Na verdade o dinheiro é mais propicio aos prazeres, porém, não confunda prazer com felicidade. Lembro-me de uma frase que alguém disse: “O fulano era tão pobre que só tinha dinheiro.” O prazer que a felicidade traz não o prazer regado com dinheiro. A felicidade é vida ela está na conquista, a felicidade está em você suar a camisa e realizar os seus sonhos e os seus objetivos. Se felicidade foste só para alguém que tivesse riqueza, o mundo seria um caos de tristeza, porque a maior felicidade é as graças de Deus se encontra na saúde e não na riqueza. Lembro-me de algumas frases: “Em que o dinheiro compra remédio, mas não compra vida. O dinheiro compra comida, mas não compra apetite. O dinheiro compra cama, mas não compra o sono. O dinheiro compra prazeres, mas não compra a felicidade. O prazer se busca, a felicidade se constrói, ao cuidar da sua imagem, apreciando a paisagem, ouvindo o cantar dos pássaros e a presença de Deus, isso é felicidade. É dar um bom dia mesmo que seu dia não esteja bom. É apreciar o amanhã e ver o sol Nascer! É ter tempo para refletir, é sentir feliz em servir, é ser como são Francisco, que via beleza até onde ela não existia, creio que a felicidade ela está sempre acompanhada, com gesto de sacrifício. (Josias Meireles)