terça-feira, 14 de novembro de 2017

A MALDADE DO HOMEM

Um velho camponês, sempre dizia esta frase: “óh a maldade dos homens”! Tudo isso eu presenciei á muitos anos, no meu tempo de criança. Fatos que nunca saiu de minha lembrança, talvez seja por que a maldade sempre vem se multiplicando em relação aquele tempo. Hoje em pleno século XXI podemos constatar que a maldade já atinge mais de 600 % comparando aquela época. Hoje sinto como se eu escutasse a vós daquele homem dizendo óh a maldade dos homens! E  eu do outro lado lhe apontando, quem são os homens das maldades. Para não dizer maldades só dos homens, diremos as maldades dos seres humanos. Nos já nascemos com o espírito da maldade cabe não alimenta-lo. A maldade nasce do orgulho, da inveja, do ciúme, do fanatismo e do deseja de poder. Por mais que queira ser honesto quem não  herda um pouquinho destes vírus? São tentações que o mundo oferece como uma doença que é fácil para entrar, e difícil de sair. A maldade é como as dores, uma dor forte que pode levar até a morte, e uma simples dor de cabeça não deixam de ser uma dor. Assim também é a maldade, uma falta de consideração, uma mentira, uma traição e uma falta de caridade não deixam de ser uma maldade. Muitos praticam isso sem percebe que é maldade. E ainda estufa o peito dizendo que é perfeito porque nunca fez mal a ninguém, mas deixou de fazer o bem! “Isso é maldade.” Aquele que não preocupa com os necessitados aquele que desvia o dinheiro endereçado a uma entidade é considerado uma maldade que brada aos céus e pede a Deus vingança. Uma palavra que é mais cantada em toda sociedade é a Paz! Muitos falam dela, mas não ha pratica, porque só reina a paz onde reina a humildade. Não adianta frequentar uma universidade, colocar um anel no dedo e dizer que é Doutor, colocar uma cruz no peito e dizendo que é um pregador, se não tiver humildade, tudo isso não passa de um papo furado. Quer saber melhor sobre a caridade consulta em (1CORÍNTIOS 13,1 13) É fácil falar do Cristo que se foi! Difícil é ser solidário com o Cristo que ficou.Para refletir...

SONHO DE UM CATEQUISTA

Quero neste momento pedir a proteção divina, que a catequese de meu sonho, um dia será realizada. A começar pela a catequese das crianças dá primeira comunhão. Que o Divino Espírito Santo inspire os catequistas que abraça esta missão.
 Que as crianças recebem as mais necessárias orientações para um bom desempenho. Que seja uma catequese de uma base sólida para que as crianças saiam da catequese com uma mente mais abrangente pelos sacramentos que futuramente vão surgir em suas vidas.
 As crianças são dotadas de uma excelente capacidade de memorizar, mas ao mesmo tempo são vulneráveis para distrair. Visitando algumas catequeses percebi que o ensino envolvia muito em escrever e a história do antigo testamento. Não é que estou discordando, mas entre os nutrientes, tem alguns que faz mais bem para saúde. Eu focaria em primeiro lugar o novo testamento à vida de Jesus e seus apóstolos.
 Temos hoje uma criançada muito inteligente dotada de dons e esperteza. Devemos contribuir com uma catequese que tenha cânticos, dinâmicas, historias e também oração. Que tenha perguntas e respostas que deixam a criançada livre para expressar os seus sonhos, os seus dons, os seus desejos e as sua convicções.
As canções e as palestras é uma riqueza que jamais deveria faltar nas catequeses. A nossa Igreja é composta de varias pastorais, a catequese  de criança é uma base de preparação para todos estes apostolados que a Igreja oferece, já dizia o padre Zezinho: “A Igreja deixa de ser Jovem, quando os Jovem deixar de ser Igreja.”
Eu quero sonhar com uma catequese de vida, tendo como base ricas orientações protegida de fé e muita luz e trazendo a tona as histórias de vida de Jesus. Que seja uma catequese de abraços de irmãos sem deixar de lembrar-se daquela Mulher Mãe, que carregou Jesus em seus braços. Jamais quero diminuir os líderes, eles dão o melhor de si incluindo a minha pessoa. 

O ZELO PELAS AS ÁGUAS

Agencia Nacional da Água é um órgão defensor deste precioso liquido que é a água. Zelar pelas as águas é zelar pela á vida! Infelizmente a grande maioria da humanidade não tem esse conhecimento. O cuidado não é só pela vida do outro, mas pela sua própria vida. Lembre-se que o nosso corpo e composto de grande parte de água, porque a água é vida, ela está nos medicamentos e está na nossa comida. Não devemos sentir o valor da água só no banho ou na sede e que tenhamos outra sede de zelar por ela. O homem peca por omissão, e um dos maiores pecados que muita gente está cometendo é colaborar com a poluição e os dejetos jogados  nas águas. Em relação ao zelo pelas as águas muito gente está dormindo, esqueceu que a água é a vitamina, a água é o alicerce do planeta terra. A água é o suporte que da vida a todas as espécies de seres vivos. Confesso que considero louco ou demente os desperdiçadores das águas por não passar por suas mentes o sofrimento do povo que em muitos lugares não tem água para beber. A bíblia fala que Jesus até pelo deserto andava, quem sabe que ele não teve momento de sede? Por isso ele falou quem dar apenas um copo de água para alguém não ficará sem a sua recompensa. Às vezes dar um copo de água para alguém considerado uma coisa simples e pequena. Porem para aquele que estava com muita sede e alguém matou a sua sede dando lhe um copo com água, só ele sentirá o valor desse gesto. A sede não vista como doença, mas pode ser piores de que certas doenças porque a sede pode levar a morte. Quando se fala em sede, teremos a sede de ansiedade. Sede de conquista, sede de fé, sede do bem, e sede de vencer os nossos ideais. E sede de paz e  de ver os nossos irmãos feliz.

O MEU E O SEU NATAL

Agradecemos a Deus por estes encontros de orações que seja de vida plena a todos os cristãos que pela fé e o amor nunca desista. Sendo que no Natal é uma caminhada para Cristo, que é o guia das nossas Novenas.
A novena do Natal é como se fosse uma sinfonia, acompanhada de canções em homenagem a Maria. Temos a missão de ir até aos Irmãos  e de encontro com as famílias...
O Natal não deveria ser só numa ocasião, pelos merecimentos de Jesus. Pois ele nasce todos os dias, nos corações daqueles que por devoção carrega a sua cruz.
O Nascimento de Jesus foi de um grande significado, ele veio para nossa redenção,  o seu destino e sua historia se encontra no livro sagrado...
Neste mundo onde o inimigo pretende nos separar de Deus, á novena do Natal leva agente aproximar-se dele. O amor está se distanciando e  o nosso dever de Cristão é  lutar contra esse mal.
Há Novenas dos santos, mártires que viveram na luz de Deus, são devoção de Nove dias assim como a novena de Natal e também de homenagem a Maria por ser mãe de Jesus que nasceu numa estrebaria.
Neste Natal em família, façamos as nossas orações pedindo ao menino Jesus de Deus a proteção. Que abençoai todas as Famílias trazendo em suas casas Saúde, paz, e união...
Ave cheia de graça Mãe, filha da Santíssima Trindade pois carregou em seu ventre aquele quem se comemora o seu Nascimento no dia 25 de Dezembro. Ele foi o pregador da paz e a salvação da humanidade.
Jesus era um Jovem de poder e mais santo que naquele tempo havia. Mas quis nascer pobre em uma estribaria. Tinha o poder em suas mãos  mas nunca quis bancar  ostentação.  A humildade estava em toda a sua historia jamais foi iludido pelo o dinheiro. O que ele admirava era a fé e o amor verdadeiro. Por onde ele andava, aonde ele vivia, todos que ele curava,   nada ele exigia. Tinha todo poder sobre o dinheiro, mas demonstrava o lado oposto, pois da barriga de um peixe ele mandou um dos seus apostolo tirar uma moeda para pagar o imposto. A sua solidariedade já demonstrava em seu rosto.