quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

NÃO SE DEVE MEXER

Não se mexe no que está quieto. Como se dizem: “Já ajuda quem não atrapalha.” Não se meta aonde não foi chamado. Assim dizem com quem muitas pedras bolem, uma delas pode acertar o pé. São dizeres populares que terás bastante sentido. Muitos tocados pelas as vaidades não nessesaramente fazem mudanças até do seu próprio corpo. É que muitas vezes pode se dar mal. Digamos: se seu nariz é grande mas não impede  de respirar, porque então querer consertar? Se sua orelha é grande mas não impede de escutar, porque modificar? Então pense bem, em que você quer mudar, se é algo que está lhe  perturbando, ou é a vaidade que está querendo lhe dominar. Se você for feio, não tem como ficar bonito. Mas já ao contrario, se você for bonito tem tudo para ficar feio. Outra vantagem do feio com o bonito é que o feio pretende aumentar a feiúra,  e o bonito diminuir a sua beleza. Outra vantagem do feio para com o bonito. o bonito quando fica feio é muito mais notável do que o feio ficar mais feio. Não adianta a natureza sempre vai nos modelando. Não adianta comprar um sapato grande para  um pé pequeno, e nem comprar um sapato pequeno para um pé grande. Procura assumir o que você é, não é louvável você usar disfarce ou seja artigos descartável,  pintar os cabelos porque estão brancos, usar peruca   porque é careca. Muito melhor aceitar as mudanças do corpo do que viver de disfarce seja transparente. “Dê o seu primeiro passo com fé, você não precisa ver toda escada, apenas suba o primeiro degrau.” (Martin Luther King) “As pessoas não vale por sua cor, sua raça, Nacionalidade  ou religião, mas pela a sua dignidade de caráter.” (Frei Nilo J. ToninO)  “ É um terrível engano, imaginar que quem não sabe ler e nem escrever não sabe pensar.” (Dom Helder Camara) “Digas com quem andas que direi aonde você vai chegar.” (Ass. Josias Meireles)    

SOMOS TODOS IRMÃOS?

Somos todos Irmãos? São apenas dizeres, por nós sermos filho de Deus. Mas não é o que acontece. Irmãos quer dizer: união fraterna. Só que entre os seres humanos isso não funcionou. Lógico que era a vontade de Deus, mas, infelizmente as guerras já começaram, no inicio das gerações. A partir de Abel e Caim! Caim mata o seu Irmão Abel. E tudo isso já começou com os irmãos de sangue. Os Filhos de Jacó tentaram assassinar seu Irmão José. Desde Inicio da criação humana, Deus quis passar lhes as suas lições, como fossem um dever de casa. Mas o homem criou asas pensando que podia voar caiu, e se machucou. Vendo Deus muitas situações ilegais no paraíso terrestre, enviou o seu filho amado, Ele amou, ele curou, ensinou os seus mandamentos e disse abertamente que ele era o verdadeiro caminho, o Filho de Deus. Mesmo assim, eles o crucificaram. Quando e onde vamos ter o paraíso falado? O paraíso já era aqui se o homem criatura de Deus não tivesse pecado. O pecado contaminou a criação, de ódio, de vingança e traição. Todos os seres passaram a ser suspeitos. Desde o nascimento até a morte, temos que serem identificados. Com isso quer dizer, que temos de provar que somos gente que podemos viver em sociedade. De um lado temos o joio, do outro lado temos o trigo, seria o único sustentáculo de não sermos vencidos pelos inimigos. Você ai meu amigo, não sei se posso chamar de Irmão, reflita neste momento: Porque tantos armamentos e tantas fabricas de armas de altas destruições? Por acaso é para cura as doença? E para manter hospitais, ou outros órgãos existenciais? Não! É somente  para a destruição. Aqui nos faz lembrar da Campanha da Fraternidade de 1974 lema: “Onde está o teu Irmão”? É um eco que nunca silenciou!!! (J. Meireles)

TRÊS SECULOS, TREZENTOS ANOS DE CAMINHADA DE FÉ

Aqui quero parabenizá-lo, ao completar trezentos anos de uma pesca milagrosa. Foi  uma grande fé, foi  um mistério, de  luz, foi o raiar da  aurora, uma imagem que saiu das águas, que chegou até aos altares a imagem de Nossa Senhora.

A fé é um dom, é um anuncio que nos levas as alturas, com sede de caminhar, e na ansiedade de vencer, tudo que impede o amor triunfar. A fé nos leva a escalar montanhas, sem olhar para trás, com a alma pura para  perto de   Deus ficar...

Ao celebrar três séculos, foram trezentos anos de caminhadas,  são trezentos anos de amor nos momentos mais sagrados. Confesso que juntos estamos celebrando mais de dois mil anos quando Maria foi anunciada pelo o anjo, que era o filho de Deus que ela haveria de ser Mãe.

A água por ser vida, por isso ela tão poderosa. Foi do rio Paraíba, que surgiu uma imagem milagrosa, aonde humildes pescador que remava contra a maré, mas sem perder a sua fé, que o Espírito santo os guiou, mesmo sem perceber, foi a mão de Deus que lhes tocou.

É das águas que surgem vidas. Foi das águas que saiu a Imagem de Nossa Senhora da conceição Aparecida. Foi pelas as águas do mar, que Moises libertou seu povo da escravidão do Egito. Foi pelas águas que do rio Jordão, em que João Batista batizou Jesus Cristo. Foi num solo ardente que Moises tirou agua das pedras para matar a cede de um povo sedento. Foi pelas águas que Pedro foi  ao encontro com Jesus. Foi em outro momento que Jesus pede a Pedro para abandonar as suas redes, para ser pescador de gente. Foi das águas que Moises saiu que viveu e cresceu ao poder de um rei de sangue frio.  Mas por amor ao seu povo o abandonou e se tornou um grande líder. Foi das águas, que o profeta Jonas, teve a mais dura experiência, de permanecer três dias no ventre de uma baleia. Lembrando que Jesus  pede água a Samaritana para beber, Depois oferece ela de sua água, água esta que ela não teria mais sede.(Jo.4, I- I4) Bem-aventurada Cidade de Aparecida do Norte, cidade de um povo gentil, Bem-aventurada  Nossa Senhora Aparecida, Senhora do Brasil.
             
(Ano 2017 Josias Vieira Meireles Cidade de Contagem Minas Gerais)