sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

UM BOM DIA 2

·       
O bom dia é uma saudação cordial, pois é o desejo de todos terem um bom dia. Porem nem por isso todos valorizam esta justa saudação. Pois se trata do desejo para com o nosso semelhante, que tenha um bom dia. Quem não gosta de dar ou receber um bom dia, seria orgulhoso ou está de mal com a vida. Saudar um Irmão é um gesto de educação. Um dia resolvi a fazer um teste do bom dia, em uma caminhada que fiz resolvi saudar todos que eu via, 30% não responderam. Ser gentil neste mundo moderno está acabando este privilégio. O que está em alta é a gíria e á ostentação. O bom dia está no pacote que vem acompanhado: “por gentileza, por favor, muito obrigado.” Digamos que o bom dia é até um gesto de libertação, apesar de nem sempre termos um bom dia mas nem por causa disso devemos negar, de dar ou recebe um bom dia. Por que o dia não tem culpa se a vida não traz alegria. Se agente dar lhe um bom dia, mesmo que talvez seu dia não esteja bom, mas é o que agente desejaria. O bom dia é um despertar, é um simples diálogo entre eu e você, não custa nada dar e nem receber. Do livro: “comece o seu dia com uma oração” nos leva a refletir  que o bom dia é  o inicio para  um bom o dialogo. È dando que se recebe um bom dia, quando você der o seu retorno terá. Bom dia! boa tarde!  boa noite!  são três maneira de saudações dos seres humanos. São relações interpessoais, não adianta negar pois ninguém é capaz de viver sozinho. (J.Meireles)

O FIM NOS ESPERA

Tudo que dá inicio, sempre há de ter fim. Você nasce, cresce, cria e obedece até quando o fim acontece.  O que você acha das pessoas que falam que não deve ficar pensando na morte, talvez seja o medo de morrer? - Pensando assim, não ajuda nada, mas atrapalha. Pensar na morte não significa mal algum, antes, ajuda a prolongar a vida. Quem procura disfarçar por ter horror da morte, corre o risco de não perceber quando ela está aproximando. Por isso quando o padre fala no casamento até que a morte separe causaram  espanto nos casais, então passaram se separar pelas brigas. Há tipos de super-homens, que nem se cuida do seu físico, porque na morte nem quer pensar. Mas são cuidadosos das suas  empresas, fazendas, e seus automóveis de luxo, e saúde vai ficando em segundo plano. Lembram que Jesus chamou alguém deste tipo de tolo! Relatando em uma das suas parábolas,  daquele homem que achava que tinha tudo que queria, e estava contente com uma vida regada de bens e  numa noite partiu para a outra morada. Com certeza, aquele homem nem se lembrava que um dia ia morrer, ele estava preocupado era com o ter e o poder. Muitos se libertaram de uma doença incurável, de um milagre que recebeu, mas tudo é passageiro, pois a morte é inevitável. E ainda mais que a morte é a justiça mais perfeita. Ela não se trata de escolhas, por que ninguém vai debochar de alguém sobre que o outro vai morrer e ele não. Para dizer a verdade é só na morte é que todos são iguais. Só para citar um exemplo, que temos que reverenciar a morte. O próprio Jesus que teve todo poder sobre a morte, desde seu Nascimento os seus pais se viraram para lhe livrar da morte, veja que estes cuidados que os pais de Jesus tiveram com ele por muito tempo até a sua idade de sair para pregar a boa nova da salvação. Ele que curou, ele que salvou, e ressuscitou  mortos, até chegou o dia dele entregar  se a morte. Considerar que vamos morrer um dia trará até mais paz de espírito, por vivermos mais despojado de desejo e ansiedade.  Exemplo da vida de São Francisco de Assis. Porque todos aqueles que chegam ao cúmulo do egoísmo e das vaidades, eles se esquecem da vida para apegar-se aos bens materiais. “Não temas a sentença da morte, pensa nos que te procederam, e nos que virão depois de ti: esta é a sentença do Senhor, para todos seres vivo. Porque revoltar-se contra a vontade do altíssimo? Sejam dez, cem, ou mil anos, nos abismo não se lamenta a respeito da vida.”(Eclesiástico 41, 5-7)

 J. Meireles           

IDEOLOGIAS POLITICAS

Eu não digo o que muitos dizem: “Eu não voto em políticos por que todos eles não prestam.” Não digo isso, pois seria como se eu estivesse incluido neste meio. Pois eu me considero uma pessoa importante e pretendo passar o melhor de mim para as pessoas, e jamais querer ser melhor que as pessoas. Não podemos generalizar e dizer que as pessoas não prestam. Dizendo que não vota em ninguém, eu porém respeito, mas não considero uma ideia inteligente, mas um tipo de vingança, que não leva a nada. Eu nunca deixei de votar, desde os anos 60 que eu vem votando. Porque sempre acredito, em dias melhores. Entre o pessimismo e o otimismo eu fico com o otimismo. Até mesmo por que alguém não vai deixa de ganhar por que eu não votei nele.  Assim também como alguém não vai deixar de perder porque eu votei nele. Na verdade, não  votar em ninguém, ou anular o voto, é que vai resolver? Com muito ou com poucos votos alguém será eleito. Deixar de votar, seria um pessimismo antecipado que jamais dará frutos. Ninguém nunca terá certeza que está votando certo. O ser humano às vezes é dependente de mudanças, para não dizer um teleguiado. Aqui digo por mim e também por  alguém que foi criado no campo que lido com a lavoura. Este homem é um otimista, quantas vezes ele lança a semente na esperança de uma boa colheita e esta colheita não vem, atingida pelo o mau tempo, as vezes excesso de sol ou  de chuva. Mas, nem por isso ele para de semear. O povo clama sempre em saber votar, saber votar significa em meio a tantas dúvidas, é ter coragem de votar. Que me desculpe, posso até estar enganado, tenho uma esperança de dias melhores, pois os políticos estão sendo peneirados. Estamos vivendo uma revolução política  que pode até ter bons  resultados.  (J.Meireles)        

O MUNDO E O GRANDE ABRIGO MUNDIAL

O mundo é a nossa casa onde se abriga todas as espécies de seres vivos. Ninguém é dono do mundo, seria imaginações de poucos. O mundo sim! é o nosso dono. A natureza é a nossa aliada, sem ela, vidas deixam existirem. A terra é o planeta que gira em torno de tudo que existe. Ela que tem o poder de criar, construir, e eliminar. Ela cria, ela alimenta, ela recolhe. Nosso planeta domina o poder, para nascer, crescer, e  morrer. A terra oferece aos seres humanos gratuitamente em tudo que possa usufruir até abusar. O mundo uma grande casa para todos sobreviventes. ”Terra, mares, e céus é a grande pilastra que  centralize em tudo  que se edifica, e que se locomove.” O planeta terra nos fornece tudo de bom, e tudo de mal é construído pelos   homens. Deus não criou nada de ruim tudo depende do uso que se faze. Até das serpentes perigosa pode tirar algo de utilidade sem querer generalizá-lo mas se Deus criou algo perigoso, foi o ser humano. Que ao qual não era o seu plano. O excesso de maldade atinge o vertical, ao horizontal. Ai então vai surgindo às revoluções sociais, povos vão saindo, do campo e fugindo para as cidades. Por isso é crescente uma nação carente de grandes necessidades. Muitos que sai da suas origens, não é por sua vontade é como estivesse deixando uma herança para traz. As faltas de apoio foram encurtando seus espaços, muitas vezes para dar lugar aos pastos. Teve um Homem neste planeta que reparou tudo isso! Grande ser carismático um seguidor de Cristo. Ele era de Assis: o seu nome era Francisco. Francisco de Assis foi quem deu o primeiro grito, de defesa à natureza, pois sentia incomodado, por isso até hoje o seu nome é lembrado divide a sua grandeza. “Que as montanhas tragam paz aos povos, como também os montes e tragam justiça. Ele julgará os aflitos do povo. E a chuva sobre os campos, se  irrigando a terra.”(Sl. 72 )            

SAGA DE UM OBSERVADOR

Observar! Nem todos possuem a habilidade do verbo observar. Todos observam, mas é  um processo em que há pessoas que são dotadas deste conhecimento, com mais profundidade.  Porque ele sente, ele percebe e pode até ter imaginações antecipadas. O observador são pessoas articuladoras, orientadoras e até mesmo conselheiras. São dons especiais e louváveis, mas que esta pessoa pode ter ansiedade  e angustia, por ter sede de modificar as coisas, em que mais atrapalha do que ajuda. Exemplo: falando a importância, do que se deixou de falar, colocando cada coisa no seu lugar. Solucionando as duvidas, trazendo à tona, a realidade de tudo aquilo que possa atrapalhar. Não confunda o observador com o fofoqueiro. O observador  é  uma pessoa do bem. Às vezes ele se esquece de si próprio, em preocupar com os problemas de alguém. Ele é um ser humano que pode errar, mas com convicção de acertar. O observador não é um teleguiado, por isso é difícil ele ser enganado. Nem por isso ele agrada á todos por ele ser verdadeiro, e não é um interesseiro. Ninguém imagina que para ser um bom escritor, compositor e apresentador, primeiro tem que ser um bom observador. O observador ele pode ser um critico, por ele não ser alguém que compartilha com a hipocrisia. “Cristo foi o maior observador do mundo por isso por várias vezes ele foi tentado a  cair em contradições. Assim como também a criatura dotada deste dom de observar, sempre surgem pessoas para colocar pedras em seu caminho. Observar, é sentir antes que os outros sintam, é perceber antes que os outros percebam, é indicar caminhos, é querer trazer a tona os que se encontra no anonimato. Caros leitores, aqui eu falei de um bom observador. Ele poderá até estar mais exposto a doenças psicossomáticas. O observador é um admirador do Mestre Jesus pelo seu gesto, pela sua passagem neste planeta terra. Ele jamais seria  um  Fanático que pudesse enganar alguém em nome da verdade para conquistar os seus ideais, e não a felicidade dos outros. Veja que uma coisa implica a outra, observar é ao mesmo tempo, ter curiosidades, quem não é curioso não é capaz de descobrir o que possa estar  passando ao seu lado. O observador é um tipo desconfiado. Ele nunca sentirá a vontade em afirmar algo que ainda não foi aprovado.

(J. Meireles)           

ORAÇÃO DO CRISTO REI

Cristo Rei veio em paz,  Deus se fez homem, e o verbo se fez carne. Cristo nasceu da virgem Maria. Cristo andava entre seus inimigos sossegados. Cristo foi morto, Cristo foi sepultado. Cristo ressuscitou ao terceiro dia. Cristo subiu aos céus Cristo está sentado à direita de Deus Pai.
Cristo reina Cristo nos governa Cristo nos defende. (Pai Nosso ave Maria e credo.) Trata-se de uma pequena oração, mas ela tem todos os conteúdos da paixão morte vida de Nosso Senhor Jesus Cristo! Sendo ele, o Rei das nações, o Rei de todos Reis, um Rei que não cometia pecado.
Jesus Cristo o filho do Deus vivo, quando por aqui passou em nosso planeta. Fatos que marcou a sua Historia entre gestos milagres e conselhos. Em que, todos os  Cristãos de fé se dobre o seu o Joelho, à esse Cristo que veio em paz, trazendo a paz.
Sendo causa de grandes revolta, contra o Filho de um Deus que se fez Homem, um verbo que se fez carne. Ele não troce espada troce seus mandamentos em todas as frases, se revelava os seus ensinamentos. Ele sempre dizia: “Eu vim para que  todos tivessem vida.”
  Mesmo assim as suas palavras criaram intriga. Pois muitos sentiram incomodados por ele não apoiar as suas regras e os seus rituais, por achar  donos da verdade. Foi que então contra ele forjaram uma conspiração. Levando lhe  ao tribunal, sendo substituído no lugar de um criminoso já condenado.

 Porem Jesus desafiou todos os seus perseguidores depois dos três dias de sua morte ele ressuscitou. Deixando para seus apóstolos uma alerta, por causa de seu nome eles também haveriam de ser perseguidos. E que muitos enganadores haveria de surgir, que não deste crédito quando dissesse que ele estava ali. “O amor é um mistério, que transforma tudo o que toca, em coisas belas e agradáveis a Deus.” (Santa Maria Faustina)