quinta-feira, 18 de julho de 2013

DIA DO PADRE

O senhor, é o pastor que nos conduz. 04 de Agosto é o dia do Padre. Confesso que tenho muito que aprender, mas um pouco já sei. É pela a segunda vez que estou escrevendo algumas passagens sobre a vida deste Homem. O Padre é um ser humano, que desde minha infância muito antes de conhecê-lo já muito ouvia falar, pois meus Pais, eram reverentemente católicos. Depois futuramente tive a honra de conviver bastante com estes Irmãos que cujas as suas missões é Evangelizar, levando a palavra de Deus às comunidades. Por isso posso até não ser digno, mas o meu objetivo é falar a esta nova geração de padres novos, e recém formados. Creio que sobre algo que digo, eles não são desinformados e nem também os mais idosos vão dizer que estou mal informado. È que no passado os padres cobravam dos fiéis o que não tinham ensinado. A Igreja perdeu muito com isso, um povo que nunca foi catequizado os Padres não dava moleza, encostavam os indivíduos na parede, a dar as respostas corretas das perguntas que faziam, ao contrario eram humilhados. Muitos criavam pavor dos padres nem casavam e nem confessavam pois o boato corria que as pessoas tinham que saber rezar ou dar as respostas corretas ao contrários seriam dispensados do altar. Graças a Deus este rigoroso sistema foi mudado mas fato que até hoje há pessoas que tem medo de padre, senti isso nas catequeses que eu dava. Pois os padres de agora estão até facilitando dando algumas colheres de chá em relação às perguntas: eles já ensinam antes de perguntar. Ensinar é dom, um bom líder, tem que ser carismático e de bom relacionamento interpessoal. São dons que não têm exceção de idade. Fiquei um dia de boca aberta assistindo um padre de idade bastante avançada palestrando para um grupo de crianças. A Igreja precisa de muitos operário deste tipo. Jamais me esquecerei de uma maravilhosa palestra que agente teve com Frei Chico. Que ao qual dizia, quando ele foi mandado para uma pequena cidade do norte de Minas onde que o povo daquela região era considerado surperticiosos pois ali haviam curandeiros, benzedores, raiseiros, parteiras etc. Diz ele, que ao chegar procurou ser mais um amigo daquele povo, e explorar as boas qualidades que tinha aquela gente. Para sua surpresa ele descobriu ali um povo de bom coração que dividia o seu pão. E o que mais me impressionou foi o que ele disse: que ali havia um Homem considerado do mato que não se comunicava com ninguém, ao visitá-lo para ele aquele homem foi um professor. Pois sabia o que ele não sabia. Pois de tudo que era mato, bichos, e inseto aquele Homem entendia. Por isso aqui digo este provérbio oriental. “Sábio é alguém, que não despreza quem está embaixo, e nem inveja quem está emcima.

(Ass. Josias Vieira Meireles) 05 /06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário