segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“O DESTINO DA HUMANIDADE”


Quem somos nós?, o que estamos fazendo aqui? São perguntas que às vezes fazemos a nós mesmo. Pois, se sairmos por ai perguntando haverá tantas idéias que corremos o risco até de ficar com a mente perturbada. Na verdade, a humanidade é semelhante semente lançada na terra, vai uma safra, logo vem outra. Raciocine comigo! Nossos pais, Tios amigos, e parentes, onde estão eles? Isso quando você olha para o passado, ver que estas pessoas já não existe mais. A morte é um grande mistério, ela interrompe qualquer que seja o desenvolvimento. Se você morre Criança, serás criança para sempre. E assim sucessivamente. É o destino da humanidade, uns vão partindo e outros vindos. Em contra partida não somos nada. Somos apenas folha seca que pelo o vento é carregada. Um dizer de mineiros, que o homem só é grande quando está de joelho. E o pior é que muitos ainda não reconhecem os seus limites de fragilidades, perante a morte. E ainda acha que pode tudo passa por cima das leis sendo o rei da cocada. Desculpa a expressão, mais é verdade cada um nós e um ser, quando chega a hora, nada poderás fazer. O homem sensato, é aquele que agradece ao criador, em todas as manhãs de todos os dias. Sabendo que nestes pequenos espaços ele viveu, e não vegetou. Tendo a consciência limpa, na alegria e na dor. E ainda no aniversário agradecer a Deus a cada ano, que foi conquistado. Por que nesta vida, a semente que você semeou a mesma será colhida. Interpretação de uma dupla sertaneja.Você amou, ou você abusou? Você matou, ou ajudou alguém viver? Enquanto estava neste planeta terra você plantou flores ou espinhos? Você promoveu paz, ou guerra? Aqui temos apenas uma única esperança de um Homem Deus que teve em nosso meio. Quando ele dizia o meu reino não é deste mundo. Não é este reino contaminado. A nossa esperança está na certeza, pois ele disse que somos seus herdeiros. E para seu reino todos nós somos convidados. E que na casa de seu Pai haveria muitas moradas. O pior que muitos por causa do orgulho e as vaidades esqueceram que eles tinha prazo de validade. Tirava o pouco dos que já não tinha quase nada. Fazendo deles escravos, acumulando as suas riquezas, e aumentando as fileiras dos necessitados. Jesus falava do rico avarento, Ainda há este tipo de infeliz. Em tudo que acumulou, nem sequer aproveitou, 10 % Jesus falava do seu reino, um reino que não era deste mundo. E para fazermos parte deste reino tínhamos de sermos despojados só assim seriamos herdeiros do reino que ele avia preparado. Em fim creio que está havendo algo errado, onde está a sinceridade? A corrupção e o ódio, falando mais alto. Em nome de Jesus tantos pregadores, cada um dando o seu recado. Mesmo assim é de assustar o crescimento entre traidores e a criminalidade.

(J. Meireles)

A NOSSA CATEQUESE


Atenção! Lideres e Catequistas. Permita-me expor as minhas sugestões. A catequese de hoje não pode ser mais com os mesmos parâmetros da catequese de 20 ou 30 anos atrás.

Eu diria que hoje necessitamos de uma catequese mais de Preventiva. Prevenção vem do verbo prevenir. Pois estamos vivendo em um mundo que disfarçadamente as nossas crianças e jovens estão sendo ameaçados, em uma sociedade de consumismo.

Alem disso sem ética e sem equilíbrio. È uma corrida exagerada de consumismo e competições provocantes. “E salve-se quem puder”. O prazer e o dinheiro é que fala mais alto, mesmo tendo de retorno um saldo desagradável. Hoje em dia o catequista tem que fazer o papel de um treinador de atletas e preparador físico aos nossos catequizando.

Para que eles tenham uma fé viva e sejam bem fortes bem preparados para não serem facilmente teleguiados, inseguros, mas, mantenham firme e compreenda a sua Igreja nos momentos altos e baixos. Buscando em primeiro lugar, o Evangelho de Jesus, e não a fraqueza dos homens.

Revestindo os jovens, com a couraça da fé, e construindo as vossas moradas na rocha, e não na areia, pois quando as tempestades da vida vier hão de encontrar, um porto seguro. Procurar passar lhes não só fantasias e belezas. Mas, apontar-lhes o outro lado da vida que onde poderão se deparar com flores e espinhos, sorrisos e lagrimas.

O próprio Jesus nos pediu para que andássemos preparados porque não saberemos o momento que o traidor, o inimigo, o falso profeta baterá em nossa porta. Como já dizem no cântico: “se as águas dos mares da vida querer ti sufocar, segura na mão de Deus e vai.”

”Na verdade não me apresento aqui como nenhum especialista em conhecimento. Por que perfeito só é Deus, mas ele me deu o dom de sentir algo que possa impedir qualquer desenvolvimento. Seja cientifico, ou religioso.

Para você que é líder os primeiros passos para uma boa formação: “seja grato, compreensivo, e acolhedor. Porque a falta de gratidão, é o grande fator que se deriva a exclusão, a descriminação.”

Estes são os piores vírus que impede quaisquer atividades de crescer. Você meu líder, meu irmão, coloca a suas mãos no arado! Assim como disse Jesus, e não olha de lado, aonde você vá, e por onde você passar, deixa a sua marca registrada para os que vierem depois sentirem em você a presença de um DEUS, CRIADOR AMEM!!!

O MUNDO DAS DIFERENCIAS


Eu sou eu, você é você. Não tem como não aceitar pois as diferenças em tudo há. Com as diferenças é que podemos caminhar porem os mesmos passos que dou alguém não poderá dar. Mas podemos dar as mãos e caminhar em uma só direção. È assim que o mundo gira, em torno de um progresso, que venha somar, dons diferentes que cada um tem. Mesmo a natureza e formada de varias paisagens, das mais perfeitas cores, lindos arcos Iris, imensa variedade de pássaros, que se forma o mais belo teatro nos céus, de todos os continentes. Digamos que a minha diferença fazem parte da sua continuidade. O que não une não se chama diferencia, mas, sim adversidade. Deus criou o mundo, já com todas diferencia para manter o progresso. Para isso criou macho e fêmea, é um mundo globalizado, é gente indo, e gente voltando, pequenos e grandes povoados. Deus criou Homem e Mulher para a continuação da humanidade. Pois quando fala em igualdade, não quer dizer, o mesmo sexos a mesma altura, a mesma cor, ou a mesma idade. Mas que podemos andar no mesmo barco, na mesma direção, beber da mesma água, comer do mesmo pão. A beleza dos jardins e o colorido são varias espécie de flores que se une todas em seus lugares. Assim também são jardins de nossas vidas, as flores tem que crescer unidas. Lembre-se as cordas de um instrumento, as letras do alfabeto, nenhuma delas são iguais, mas é que fazem executar as mais bela sinfonias, e a evolução de todas as ciências mundiais. Diferença é um arquiteto, onde todas as peças são vitais. As indiferenças é que separa, nada constrói, só atrapalha. Ser diferente, às vezes assusta pessoas menos experientes ao imaginar que todos hão de comungar com os seus mesmo sentimentos. Por isso é que fica difícil para alguém comunicativo e criativo, se adaptar em grupos fechados por um líder ditador que controla os seus subordinados. Será o tipo que não aceita idéias particulares, e um prisioneiro, que não percebe o quanto está errado. Prisioneiro de se mesmo, e envolvente de todos os seus aliados. O que mais preocupa é que há tipos de líder religiosos com esta rivalidade. São grupos estáticos que fica isolado. São como plantas que não recebe recebem uma temperatura adequada. É um ambiente sem calor tudo fica sombreado. Poderia dizer que ser diferente não é uma coisa que se inventa. Basta ser honesto, sincero para tornar diferente em uma falsa sociedade. Quem sabe ao ponto de um diferente rejeitado, por não ser um teleguiado. Na verdade o meu objetivo foi explicar o significado das diferencias. A começar com a família, em nome e idade, e a outras coisas mais, todos sãos diferentes. Em fim, o mais importante é que Deus esteja presente.

(Josias V. Meireles )

O PODER DAS PALAVRAS


As palavras têm grande poder: “poder para levantar quem estar caído. Poder para derrubar quem está de pé.” Uma vez Jesus disse: “Pelos os frutos conhecereis a árvore.” Assim como as palavras, estão envolvidos nestes frutos que Jesus falava. Uma pessoa do bem pronuncia palavras que só ajuda e conforta. Uma pessoa do mal pronúncia palavras destruidoras. Como dizem no cântico: “palavras não foi feita para dividir ninguém, palavras é uma ponte aonde o amor vai e vem.” As palavras más, além de ser destruidoras são causadoras de vitimas. Um bom aconselhador tem palavras de vida. Infelizmente para confundir as cabeças dos menos experientes, há um dizer popular que erradamente vem se desenvolvendo: “se conselho fosse bom não seria dado, mas sim vendido.” Creio que se existissem conselho que vende, com certeza seria o mau. Por que nem tudo que é vendido é bom. Existem coisas horríveis de valore imenso. Este dizer de conselho vendido, não passa de uma piada, em que muitos acreditam. Deus já nos deixou de graça a natureza, céus e terra! Com todas as belezas. A água que bebemos que é fonte de vida. O ar que respiramos em fim basta saber que de graça Deus deu ao Homem dons, sabedoria e criatividade capaz de transformar as maiores invenções. O homem jamais criaria nada, se a natureza de graça não lhe ofereceste. Assim como o oleiro que toma posse do barro para criar a sua obra de artesanato. Aqui em nosso planeta houve um Homem de causar admiração. Pai da natureza e de todas as belezas criada por Deus, ele se tratava de pai, mãe e irmão. Era um amante que deletava, em tudo em sua vida que fosse maldade. O seu nome é FRANCISCO DE ASSIS. Ele foi um profeta que muitas vezes não foi ouvido, ele deu sinal de alerta, quando ele chamava mãe terra e irmão sol. Na verdade quando não respeitamos uma mãe ofendemos a criação. Quando São Francisco tratava a natureza como seu parente mais próximo, ele envolvia chuva, sol, água, e terra como Mãe. Esta convicção dele imagino que era uma das mais perfeita. Sendo que a terra é o alicerce é à base de todas as sustentações que mantém tudo que é vida e progresso sobre este planeta. Quando São Francisco chama a terra de Mãe, ele quis dizer para nós que ninguém é dono dela, pois como filhos, somos herdeiros, alem do zelo que esta Mãe merece, são criminosos aqueles que além de destruir, se acha dono. Deixando muitos dos seus filhos deserdado. Aqui me resume o poder das palavras. Quando elas são, importantes sua marca nunca se acaba. Temos como exemplo as palavras de CRISTO, e as do servo FRANCISCO DE ASSIS. Para jamais sermos esquecidos nós somos privilegiados, de ter seu nome, a um grande RIO que nascem aqui em nosso estado (MG) e percorrendo outros mais. Sendo a maior riqueza, e lembrança de um Homem que pela a natureza, era um apaixonado. (FALO DE FRANCISCO DE ASSIS) Ass. Josias Meireles